Leonardo Andreoli/ON
O processo de centralização das provas teóricas à Carteira Nacional de Habilitação já iniciou em Passo Fundo. O município é um dos eleitos pelo Detran para servir de referência na aplicação dos exames. Até o momento, apenas os condutores em formação de Marau precisam se deslocar para fazer a prova. No decorrer do próximo ano, diversas outras cidades deverão passar pela mudança. A medida só vale para os testes teóricos, os de direção continuam a ser realizados nos municípios.
De acordo com o chefe de Coordenadoria de Exames Teóricos do Detran do Rio Grande do Sul, Adriano Saraiva, a medida integra um projeto de regionalização dos exames que está em andamento. “Temos várias cidades pólos e Passo Fundo é uma delas. O intuito é prestar um serviço de maior qualidade. Em Passo Fundo, instalamos o sistema de prova eletrônica. O candidato faz a prova e recebe o resultado na hora. Não precisa aguardar a correção e processamento. Ele pode sair e da sala e começar a marcar as aulas práticas”, explica.
Flexibilidade de horários
Além da rapidez na divulgação do resultado, Saraiva destaca entre os benefícios da mudança a flexibilidade de horários para realizar o teste. “Antes o Detran mandava um examinador para aplicar a prova uma vez por semana em cada município. Com a implantação dessas salas elas vão funcionar de segunda a sexta em horário comercial”, acrescenta. Segundo ele isso evita que a pessoa tenha de esperar pelo menos uma semana para realizar a prova em caso de algum incidente no dia marcado.
Os Centros de Formação de Condutores (CFC) devem ter ganhos com a mudança. “A sala de aula que eles teriam de disponibilizar uma vez por semana para o Detran aplicar as provas não será mais necessária. Quando as pessoas faziam provas elas tinham de aguardar. Essas provas feitas na sede tem o resultado imediato. O CFC ganha em agilidade e não perde nada em arrecadação”, garante.
Adaptação gradativa
Gradativamente outras cidades serão abrangidas pela modificação e passarão a fazer provas em Passo Fundo. “Hoje temos outras cidades sedes como em Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Alegrete. Passo Fundo começou com Marau. Posteriormente a medida passará a valer para cidades como Tapejara, Getúlio Vargas, Não-Me-Toque e Carazinho. A previsão é completar o processo ao longo de 2011”, acrescenta. A mudança só vale para as provas teóricas. As provas práticas ocorrem normalmente nos municípios. O agendamento das provas deve ser feito nos CFCs de origem dos condutores em formação.
Meio ambiente
Saraiva acredita também que além de ser mais ágil, o novo sistema será benéfico para o meio ambiente. “A realização das provas eletrônicas contribui do ponto de vista ecológico, não se gasta em papel, no caderno de provas e grade de respostas. Em todo Estado aplicamos cerca de 24 mil exames por mês. No momento em que isso passa para o sistema eletrônico a gente tem uma economia muito grande neste sentido”, conclui.