A Coopervita – Cooperativa de Produção Agropecuária Terra e Vida, de Tapejara, recebeu esta semana o repasse do projeto “Aquisição de Caixas Plásticas”, encaminhado ao FRS – Fundo Rotativo Solidário.
O FRS tem por objetivo beneficiar a articulação e formação de projetos sociais, econômicos ou produtivos. Mantido pela Cáritas Regional do Rio Grande do Sul, com apoio da MISEREOR (entidade alemã de assistência social), o fundo já beneficiou inúmeros projetos em todo o estado.
Por outro lado, a Coopervita é uma organização de agricultores que busca a produção coletiva de alimentos ecológicos, a permanência das famílias no campo e a diversificação da produção, a fim de garantir a geração e complementação de renda das famílias envolvidas na cooperativa.
Segundo Adelmir Gaiardo, administrador da Coopervita, “o projeto visa fortalecer e estimular o grupo de produtores orgânicos que temos hoje. São 14 famílias que já produzem frutas e verduras de forma ecológica, nos municípios de Tapejara, Charrua, Santa Cecília e Ibiaça.” Gaiardo destaca ainda que o objetivo é especialmente dar condições para que esses produtores transportem adequadamente seus produtos até a agroindústria e que a cooperativa possa processar essa produção dos agricultores.
O projeto apresentado pelo núcleo de produção ecológica da cooperativa prevê a aquisição de caixas plásticas que busquem facilitar o transporte da produção, gerar maior segurança aos agricultores, preservar a qualidade dos alimentos, evitar perdas e garantir a higiene da produção. Para isso foram repassados R$ 7 mil a cooperativa.