Na quinta-feira (25) foi realizada na propriedade da família de Claudino Tomazi Bedin, localizada no distrito de Saltinho, em Rodeio Bonito, uma tarde de campo sobre a atividade leiteira. O evento teve o objetivo de mostrar alternativas para melhorar a produção leiteira nas propriedades, oportunizar conhecimento e apresentar exemplos de que a atividade é viável, mesmo para agricultores iniciantes.
A organização do evento foi da Emater, Laticínios Frizzo, Secretaria Municipal da Agricultura e Sebrae. A propriedade da família anfitriã tem 36 hectares e a atividade leiteira apresenta-se como a principal para o sustento, juntamente com a fruticultura e suinocultura.
Os 220 participantes puderam conferir informações variadas nas cinco estações. Na primeira, representantes da empresa CRV Lagoa falaram sobre o melhoramento genético e a criação da terneira e da novilha. Outra estação, que foi apresentada pelo agrônomo da Emater, Gilmar Meneghetti, abordou as pastagem perenes, como tifton e capim pioneiro, e o bem-estar animal. Na terceira estação, Menegazzo Comércio de Máquinas demonstrou o uso da irrigação em pastagens. A qualidade do leite, a ordenha e o resfriamento foram temas da quarta estação, a cargo da Laticínios Frizzo. Por fim, alimentação adequada para vacas em produção fechou o ciclo das estações e foi o tema abordado por Laticínios Frizzo, Agroceres Nutrição Animal e Rações Rice.