Ibirapuitã disponibiliza acesso gratuito à internet através de três torres instaladas no município. Outras duas vão ser construídas para ampliar o sinal a comunidades mais afastadas do interior
Desde que surgiu, a internet trouxe inúmeros benefícios para a comunicação das pessoas e das empresas do mundo todo. A realização de pesquisas escolares, os cursos à distância, o envio de trabalhos, documentos e mensagens pela rede, o acesso a contas bancárias que possibilita ver o saldo e fazer o pagamento de despesas em casa, são algumas das comodidades e exemplos do que é oferecido pela tecnologia que chegou para ficar.
Ter um computador já não é privilegio para poucos, visto as facilidades e o preço dos equipamentos de informática. Em Ibirapuitã, há mais de um ano, o acesso da internet ficou ainda mais facilitado. Através de um projeto da prefeitura, todos os moradores podem ter internet de graça, sem mensalidade. O serviço, com 3 megas de velocidade, é administrado pela Associação dos Usuários de Internet Comunitária de Ibirapuitã que tem um cadastro com mais de 250 pessoas.
O serviço funciona da seguinte forma: o morador que tem interesse, preenche um formulário na prefeitura e compra o equipamento (antena, cabo, placa de rede), para captar o sinal em sua residência. A empresa que venceu a licitação e executa a manutenção do serviço no município, envia um técnico para a casa do associado, que monta a estrutura e habilita o acesso no computador.
Novidades para 2011
De acordo com associação, no próximo ano o serviço vai ser expandido. Duas novas torres vão ser instaladas pela prefeitura para ampliar o sinal de internet, além de um dispositivo que deve ser montado na Praça Central para oferecer a internet via Wireless para notebooks. “Três escolas do interior que já possuem as antenas fixadas, devem ter o acesso à rede habilitado no próximo ano letivo”, destacou o prefeito Luciano Lago.
TeleCentro inaugurado
Nesta semana, a prefeitura inaugurou o TeleCentro Comunitário de Ibirapuitã, com recursos do Ministério das Comunicações. A sala com 10 computadores, impressoras, periféricos e acesso à internet fica aberto em horário comercial e está disponível para todos os moradores do município. O TeleCentro funciona no andar inferior do Cartório e Tabelionato de Notas, que fica em frente à Praça Central.