Pequenos Vigilantes aprendem a escolher alimentos

Projeto é desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Casca para desenvolver noções de segurança alimentar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Vigilância Sanitária de Casca desenvolveu na última semana o projeto Pequenos Vigilantes. Criado pela Secretaria Estadual de Saúde através do Centro Estadual de Vigilância, o projeto tem o objetivo de desenvolver nas crianças noções de segurança alimentar e cidadania. Em Casca, a atividade envolveu os alunos da quarta série da Escola Municipal Homero Lima e quarta e quinta séries da Escola Estadual Ildo Meneguetti.

Para iniciar as atividades, os alunos tiveram uma aula teórica sobre cuidados com a alimentação, alimentação saudável e higiene. Após, foram levados até um supermercado para aprender na prática a escolher os alimentos, já que o projeto busca estimular o olhar crítico sobre essa escolha, além do armazenamento e preparo.

O fiscal da Vigilância Sanitária de Casca que atua no projeto, Paulo Cesar Scaravelli, esclarece que além de participar das aulas sobre segurança alimentar as crianças ainda recebem informações para prevenir doenças transmitidas por alimentos contaminados. As visitas ao supermercado fazem com que a criança perceba que o assunto está em seu cotidiano.

Ainda segundo Scaravelli, por meio deste projeto tem sido possível exercitar nas crianças o hábito de observarem os seus direitos e deveres enquanto consumidores. “Quando as crianças adquirem novos hábitos, também passam esseconhecimento aos seus familiares e comunidade no qual estão inseridos, como bairro e escola”, complementa.

Também foi distribuído um kit educativo contendo camiseta, boné, mochila, revistas e cartilhas. O projeto envolveu mais de 80 crianças e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Casca, Escola Municipal Homero Lima, Escola Estadual Ildo Meneguetti e comércio local.

Gostou? Compartilhe