O projeto natalino Encanta Marau preparou uma semana com atrações italianas. Em meio a programação que terá o sotaque “Talian” bastante carregado, também foram convidados grupos de diversos gêneros musicais, para atender as expectativas de diferentes gostos. A Semana da Cultura Italiana de Marau acontecerá de 16 a 22 de dezembro, com apresentações na Praça Doutor Elpídio Fialho.
O comércio de Marau não ficou para trás nas atrações. Músicas natalinas estão rodando nas lojas associadas à ACIM - Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau. Também foram preparadas ofertas especiais para os consumidores, já que esse é o melhor período de vendas do ano. Para facilitar a vida do consumidor, pois o corre-corre nesta época é grande, o horário do comércio se estendeu. Neste sábado, dia 18, as lojas estarão abertas das 8h30 até às 18h. No domingo, dia 19, o comércio estará funcionando das 14h às 20h. A partir de quarta, dia 15 até o dia 23 de dezembro, das 8h30min às 21h. No dia 24 sexta-feira (véspera de natal), das 8h30min às 18h. O projeto Encanta Marau é uma promoção da Prefeitura e da ACIM - Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau.
Grupo Avanti
Uma das atrações é a apresentação da Sociedade Cultural Ítalo-brasileira Avanti, marcada para às 20h do domingo, dia 19. O Grupo Avanti surgiu no ano de 1990 com o intuito de resgatar, valorizar e preservar a cultura italiana, trazida pelos imigrantes, que chegaram a aproximadamente 135 anos, por meio de aulas de idiomas, canto, artes cênicas e dança. O Grupo é composto por mais de duzentas pessoas e já é bastante conhecido em todo o Brasil, trabalhando com crianças, jovens e adultos. Na área de danças e artes cênicas participam em torno de cinqüenta pessoas, as quais também são responsáveis pela montagem, coreografia e apresentação. A criação e coordenação dos espetáculos são de responsabilidade do casal Charles e Margarete Oldoni.
Comparsa de Campo
Outra atrações, essa com apresentação marcada para às 20h do sábado é o grupo Comparsa de Campo, de Marau. Foi das rodas de mate entre amigos que surgiu esse grupo musical que toca e canta o melhor da música nativista. No repertório estão a musicalidade do nativismo e a história do povo gaúcho, através das músicas de César Oliveira e Rogério Mello, Luiz Marenco, Lisandro Amaral, Joca Martins entre Outros. O grupo já cantou ao lado de grandes nomes da música gaúcha, entre eles o Cantor Joca Martins, e em outubro representou Marau no Festival Tradição e Coragem, na cidade de Pelotas.
Lazer e Convivência
Já o Coral Municipal Lazer e Convivência, também de Marau, se apresenta na sexta-feira, dia 19, às 19 horas. Se para eles, envelhecer é uma arte, os integrantes do coral afirmam: “Nós não somos velhos, somos apenas a juventude acumulada”. Com muita sabedoria, o coral foi criado no ano de 1997, e possui atualmente 31 integrantes com idades entre os 63 e 86 anos, os quais, com muita disposição, executam lindas canções. Estas iniciativas, que recebem o importante apoio do poder público municipal, transformam o envelhecimento em uma experiência gratificante para que esses indivíduos sejam reconhecidos como seres autônomos, capazes de um exercício pleno dos direitos de cidadania.