Daniela Wiethöler/ON
Os produtores integrados de frango da região notificarão a Doux na próxima segunda-feira a decisão de suspender a produção de aves nos próximos 60 dias. Segundo o presidente da Associação de Criadores de Frango de Passo Fundo, Luiz de Jesus, mais de cem produtores de doze municípios da região aprovaram a medida. “Vamos entregar os atuais lotes e suspender a produção até que a empresa reinicie os pagamentos atrasados”, garantiu.
Na região de Passo Fundo atendida pelo frigorífico da Doux, cerca de 650 integrados produzem frango para a empresa. Os produtores mantêm um contrato de integração avícola, onde eles cedem estrutura e a empresa fornece os pintos e as rações. Quando os animais ficam prontos para o abate, os criadores deveriam receber pela produção, mas na região todos os produtores estão na mesma situação, sem receber pelos lotes desde o início de outubro e, muitos outros, a muito mais tempo. “São pelo menos dois lotes sem receber o pagamento e ainda com a irregularidade da entrega da ração”, afirmou. Os constantes os atrasos no pagamento de lotes iniciaram no final de 2008. “Não temos como calcular tudo o que perdemos nestes anos”, disse.
Segundo o presidente, a suspensão da produção não resolve o problema, mas é uma maneira de pressionar a empresa, que depende do produto para vender no mercado. Além disso, muitos entraram na justiça para cobrar o prejuízo ou então solicitaram a rescisão contratual com a empresa. No entanto, conforme Jesus, nenhum produtor da região conseguiu negociar para começar a receber lotes de outros frigoríficos. “Estamos encurralados, não podemos acumular mais perdas”, explicou.
Doux
Até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa não se pronunciou sobre a decisão dos produtores.