Por volta da 5h30 deste domingo, dois detentos fugiram do Presídio Estadual de Carazinho. Eles cerraram as grades da cela 3, da galeria B, subiram no telhado e pularam uma cerca envolta da unidade prisional. Os agentes efetuaram disparos e a Brigada Militar foi acionada. Uma hora depois, um deles foi recapturado. Ele estava ferido e foi encaminhado para o Hospital de Caridade de Carazinho. Depois de ser medicado o detento retornou ao Presídio. O outro apenado, Renato da Silva, de 24 anos, continua foragido.
Segundo o administrador do Presídio, Luis Alberto Godinho, os agentes perceberam em seguida a fuga dos apenados e impediram que os demais presos da cela fugissem. Durante a ação, os detentos iniciaram um tumulto para desviar a atenção da polícia. Eles começaram a gritar e bater nas grades. O Batalhão de Operação Especial (BOE) da Brigada Militar de Passo Fundo foi acionado para reforçar a segurança e fazer a revista geral.
O juiz da Vara de Execuções Criminais da cidade decidiu suspender as visitas dos familiares e por medida de segurança dez presos foram transferidos para a Penitenciária Modulada de Uruguaiana. Está sendo instaurado um procedimento administrativo para apurar os envolvidos. A segurança interna foi reforçada.