Estudo definirá futuro da bacia do Alto Jacuí

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A empresa vencedora da licitação que fará o diagnóstico apresentou o plano de trabalho para apontar os usos da água na Bacia Hidrográfica. O levantamento deverá ser feito em um ano.
 
O estudo que será realizado pela empresa Engeplus, de Porto Alegre, definirá o cenário futuro da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí. Serão realizados levantamentos, diagnósticos e planejamento para realizar o Plano de Bacia com a finalidade de definir os objetivos de qualidade e dos usos desejados, a partir de uma análise que apontem os eventuais impactos sobre os recursos hídricos estabelecendo quais serão as causas e efeitos dessas utilizações.  A empresa vencedora da licitação apresentou nessa semana o plano de trabalho para os membros do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Jacuí (Coaju) que representam a sociedade. A reunião aconteceu na sede da Coprel, em Ibirubá.
 
Os trabalhos serão realizados em duas etapas que deverão ser executadas em 12 meses. Na primeira parte será elaborado o diagnóstico dos recursos hídricos, como usos e ocupação do solo, disponibilidade e demandas e o balanço hídrico, através de análises, bancos de dados e modelos de gestão. Na segunda etapa serão definidos os cenários futuros para a gestão dos recursos hídricos. Nessa parte será muito importante a participação da comunidade para manifestar a vontade quanto aos usos futuros da água.
 
Segundo a coordenadora ambiental e dos planos de bacias da Engeplus, Josiane Gomes, o objetivo fundamental é a qualidade dos recursos hídricos. “Essa metodologia apontará qual é o Rio que temos e qual é o Rio que queremos. Depois da realização dessas duas etapas será aberta uma nova licitação para as ações que serão executadas para chegar na qualidade desejada”, explicou Josiane.
 
Conforme o presidente do Comitê do Alto Jacuí, Claud Goellner, as definições traçadas no Plano de Bacia vão se tornar Lei e as empresas e municípios deverão seguir as determinações.

Gostou? Compartilhe