Uma comitiva de lideranças uruguaias, composta pelo Intendente Municipal de Cerro Largo, Sérgio Botana; diretor da ANCAP ( Administración Nacional de Combustibles, Alcohol Y Portland), Daniel Camy; diretor executivo de Minas e Energia, Arthur Souza; presidente da junta Comercial, Rafael Fortioso; os deputados, Ignácio Gigen e José Ortiz; e ainda Larregui Camara, Artúro Beson , Agustin Munoz, assessores do intendente; interessada em estreitar relações comerciais com o Brasil, está no Rio Grande do Sul desde o final de semana.
Na noite de sábado, o grupo esteve em Victor Graeff visitando o ex-prefeito, Flavio Lammel, que levou os uruguaios ao principal ponto turístico do município, a Praça Municipal Tancredo Neves, conhecida nacionalmente como uma das mais belas praças do RS com mais de 150 esculturas em ciprestes podadas artesanalmente. “Sempre tive um bom relacionamento com o Botana, desde que ele era deputado. Como agora ele, mais um grupo de lideranças e empresários uruguaios, desejam investir na diversificação das propriedades rurais, que hoje em sua maioria criam gado, estão procurando estabelecer parcerias com empresários gaúchos para desenvolver as lavouras de soja e investir em biodiesel. Antes de vir a Victor Graeff, o grupo esteve reunido com empresários da região do Alto Jacuí e região Celeiro”, conta Lammel.
Lammel ainda acompanhou os uruguaios na manhã de terça-feira em uma reunião no Palácio Piratini, com o vice-governador Beto Grill e o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. O principal tema do encontro foi a proposta de parceria no setor de energia apresentada pelo grupo. "Uma das grandes carências da região norte do Uruguai está na geração de energia. Tendo em vista esta demanda, estudamos a criação de pequenas centrais hidrelétricas, que utilizariam tecnologia produzida no RS", afirmou Botana.
Ele ainda apresentou uma série de propostas, entre as quais destacam-se a criação de um escritório do governo do RS na cidade de Melo (capital de Cerro Largo), iniciativas visando agilizar o escoamento da produção uruguaia através do porto de Rio Grande e investimentos no modal rodoviário e hidroviário. O secretário Beto Albuquerque ressaltou a importância de estabelecer as condições para criação de programas que possibilitem tais iniciativas. "Temos que estimular empreendimentos no setor, explorando nossas potencialidades, sem deixar de lado a diversificação de nossa matriz, com foco em energias sustentáveis." Botana convidou Lammel para visitar a intendência de Cerro Largo, para que ele continue fazendo esta ponte e dando continuidade as tratativas para aproximar os dois países, levando investimentos ao Uruguai e trazendo empresas uruguaias para investirem no RS.