Uma nova unidade de recebimento de grãos da Cotrijal deve ser inaugurada no próximo mês em Passo Fundo. Construída em um local estratégico às margens do quilômetro 177 da ERS-324, a unidade Bela Vista terá capacidade de receber três mil toneladas de grãos inicialmente. Em uma segunda etapa – que deve ser concluída em um ano – o armazenamento deve chegar a 18 mil toneladas.
O local foi escolhido de maneira estratégica para atender produtores de Coxilha, Pontão, Passo Fundo e da região de Coqueiros do Sul. Além de produtores de outras regiões. Conforme Vilmar Sertoli, um dos responsáveis pela nova unidade, o planejamento da Cotrijal prevê que ela chegue o mais próximo possível dos produtores. “O objetivo é não deixar que ele rode mais do que 15 ou 20 quilômetros de distância entre uma unidade e outra”, pontua. O novo posto suprirá uma demanda da cidade e da região em relação a isso, auxiliado pela inauguração de outras unidades – com é o caso de Ernestina. A obra está em fase de acabamento. Se o clima colaborar, a primeira etapa deve ser inaugurada até o dia 10 de março.
Capacidade
Imediatamente após a inauguração, a nova unidade poderá armazenar três mil toneladas, com fluxo de 240 toneladas por hora. Na segunda etapa da obra ela terá uma ampliação com previsão de poder receber até 18 mil toneladas de grãos. Essa segunda etapa deverá demorar pelo menos um ano até ser concluída. No total serão construídos seis silos.
A unidade contará com uma balança de recebimento e um tombador. Entre os diferenciais que ela trará para os produtores está a diminuição de custo de transporte. “Ele não vai rodar com caminhão na estrada. Segundo a agilidade, porque teremos uma plataforma hidráulica toda mecanizada, o que agiliza a descarga. E o produtor terá ainda um serviço diferenciado, porque a cooperativa nessas unidades consegue agregar valor para o produtor”, ressalta.
Cooperativa
Os agricultores que tiverem interesse em entregar grãos na cooperativa não precisam ser associados. Sertoli explica que o produtor pode trabalhar com a Cotrijal por até dois anos sem ser sócio, no entanto ele não terá alguns benefícios quem um cooperativado tem. “A Cotrijal vai completar 54 anos em setembro. Fechamos até agora 53 balanços positivos, onde todo ano são distribuídas sobras para os associados. Essa é a diferença de ser sócio. Por exemplo, esse ano o retorno vai ser algo em torno de R$ 3,5 milhões que serão colocados a disposição da assembleia e distribuído proporcionalmente aos agricultores”, explica. Outra diferença é que a cooperativa fornece insumos para a lavoura do plantio até a colheita, e profissionais da área técnica a disposição dos associados. “Temos também políticas de comercialização diferenciadas para os associados, como o PEP para o trigo neste ano, que conseguimos fazer um diferencial que em outros locais o produtor não conseguiu”, completa.
A partir do dia 10 de março a unidade terá funcionários disponíveis para esclarecer as dúvidas dos produtores. Também é possível obter esclarecimentos na central em Passo Fundo, pelos telefones 54 3313 2460 e 2277.
Investimentos
O investimento total será de cinco milhões de reais. Apenas na primeira etapa foram investidos dois milhões. Juntamente a outras obras realizadas – como as ampliações em Pinheiro Marcado e em outras unidades - a capacidade de armazenamento da cooperativa ampliou em 10%.