O Sebrae/RS participará da Expodireto Cotrijal 2011, a ser realizada de 14 a 18 de março em Não-Me-Toque. Essa feira agrodinâmica, de grande expressão nacional e internacional, é focada no agronegócio e, a cada ano, vem contribuindo para aumentar a visibilidade da região. Mais de cem mil pessoas são esperadas no município, para conhecer as tecnologias, produtos e serviços destinados ao setor agropecuário.
Dentro da programação geral, o Sebrae/RS promoverá três rodadas de negócios, que são encontros entre vendedores e compradores. A de Agroindústria (em 18/3) terá fornecedores de produtos como mel, queijo e artesanato, provenientes de agroindústrias familiares das regiões Planalto e Norte. As rodadas Nacional (em 17/3) e Internacional (em 15 e 16/3) serão do segmento industrial metalmecânico e oferecerão maquinário, itens de automação, peças e implementos agrícolas e serviços de consultoria, entre outros. A rodada Internacional tem a parceria do Sindicato de Máquinas Agrícolas do Estado (Simers) e da Federação das Indústrias do Estado (FIERGS). As inscrições para as rodadas Nacional e Internacional podem ser feitas até o dia 28/2, próxima segunda-feira, no site do Sebrae/RS (www.sebrae-rs.com.br/rodadasdenegocios), sem custo para os interessados.
“Desde 2006 o Sebrae/RS apoia a participação na Expodireto, em parceria com a Cotrijal, por ser uma importante ação de mercado local, o que viabiliza a participação de várias empresas que não teriam como deslocar-se a centros maiores, e pelo fato de as ações de acesso a mercado serem fonte para o desenvolvimento dos pequenos negócios complementar aos trabalhos de capacitação em gestão e inovação tecnológica”, afirma o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes.
Outra forma de apoio é na parte de exposição. O Sebrae/RS, além de subsidiar o custo do metro quadrado para as empresas expositoras, vem trabalhando com elas na capacitação gerencial, preparando-as para obterem o melhor retorno possível neste tipo de evento, informa o gerente setorial de Indústria da entidade, Clóvis Masiero. Ao todo, serão 32 expositores na área coletiva, incluindo micro e pequenas empresas participantes dos APL’s Metalmecânico Pré-Colheita, Colheita, Pós-Colheita e Polo Metalmecânico de Erechim.
Movimento
Além de ser uma excelente vitrine para o setor, a feira movimenta outras áreas da região, como, por exemplo, o segmento hoteleiro, já que em cidades como Passo Fundo, distante a cerca de 80 km de Não-Me-Toque, os hotéis ficam com lotação esgotada nesse período.