Culturas de verão são destaque da Embrapa na Expodireto

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O minimilho é a alternativa de renda apresentada pela primeira vez pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – ao produtor que visita a Expodireto Cotrijal, 14 a 18/03, em Não-Me-Toque, RS. Outros destaques a campo são cultivares de soja, milho e sorgo, adequadas aos sistemas produtivos da Região Sul.
            O minimilho pode se tornar uma alternativa interessante de cultivo para os produtores rurais brasileiros. A tecnologia, que pode ser conferida na vitrine da Embrapa, nada mais é do que a espiga ainda jovem do milho, colhida antes da polinização, ou seja, antes da formação dos grãos. A colheita pode ser realizada até aos 45 dias de implantação da cultura de verão. Portanto, o tempo do plantio até a colheita do minimilho é, em média, a metade do tempo normal para a cultura do milho, que fica em torno de 120 dias.
            Nas culturas de milho e de sorgo, a Embrapa apresenta cultivares para produção de grãos e de forragem, plenamente adaptados às condições edafoclimáticas do Sul do Brasil. Neste evento estão apresentados a cultivar de híbrido simples BRS 1002, de alto potencial produtivo, recomendada para a região Sul; a cultivar de sorgo granífero BRS 304; a cultivar de sorgo forrageiro BRS 655, recomendada para silagem de alta qualidade; e a cultivar de sorgo tipo corte/pastejo; híbrido interespecífico recomendado para pastoreio direto de animais ou para corte verde, com grande potencial produtivo de forragem de alta qualidade.
            A cultivar de soja BRS Estância RR é a última novidade da Embrapa. A cultivar  apresenta como principais características precocidade, produtividade e sanidade, com resistência ao acamamento, múltiplas resistências a doenças e boa capacidade produtiva. Esta é a cultivar de soja mais precoce (grupo de maturidade 6.1) já lançada pela Embrapa. O lançamento da BRS Estância RR está previsto para o Dia de Campo Institucional da Embrapa Trigo, que acontece dia 5 abril, em Passo Fundo, RS.
            Participam da Expodireto Cotrijal 11 unidades da Embrapa: Clima Temperado, Florestas, Informação Tecnológica, Meio Ambiente, Milho e Sorgo, Pecuária Sul, Soja, Suínos e Aves, Transferência de Tecnologia, Trigo, Uva e Vinho.

Gostou? Compartilhe