Eficiência é desafio do setor leiteiro

Custos elevados na produção do leite brasileiro diminuem a competitividade do produto no mercado externo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O crescimento do consumo de leite e de seus derivados acompanha o aumento da renda dos brasileiros. No entanto, quando se pensa em tornar o produto competitivo no mercado externo o país esbarra nos custos de produção. Este é o principal desafio do setor apresentado durante o 7º Fórum Estadual do Leite na Expodireto Cotrijal.

Muitos fatores são favoráveis no ambiente de exportações. A oferta menor que a esperada e a forte demanda, bem como o mercado firme e a desvalorização do dólar são fatores de otimismo. Conforme o palestrante Marcelo de Carvalho, da Milkpoint, a cadeia leiteira registra sucesso nos últimos 20 anos com crescimentos de produção e consumo. A maior renda dos brasileiros é um dos fatores deste sucesso.

Custo de produção
Os custos de produção do leite brasileiro ainda estão altos se comparados a outros países produtores. Um dos principais responsáveis por isso é a produtividade da mão-de-obra empregada no campo. “Muitas pessoas trabalham pensando que é barato, mas não é. A nossa produtividade é igual a de fazendas ineficientes de outros países”, compara.

A matéria completa você confere na edição do caderno ON na Expodireto

Gostou? Compartilhe