Alimento barato, nutritivo, de fácil manipulação e conservação, a mandioca foi escolhida para figurar como o principal ingrediente das receitas elaboradas na Cozinha Didática, na Casa da Família Rural, um dos espaços da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2011, no município de Não-Me-Toque. Até sexta-feira (18), o público aprenderá a preparar receitas conhecidas, como brigadeiro, panqueca, sorvete e empadão, de um modo diferente: tendo a mandioca como base.
De acordo com a coordenadora das oficinas, Ana Maria Knoff, o preparo destes alimentos visa estimular o consumo da raiz pelas famílias e incentivar seu cultivo, já que esta "é uma cultura brasileira, de fácil produção e que ocorre em qualquer tipo de clima, podendo ser plantada de Norte a Sul do Brasil". Também conhecida como aipim e macaxeira, a mandioca é consumida por 800 milhões de pessoas no mundo, sendo a quarta mais importante cultura de produção de alimento.
Além dos fatores referentes à produção, os valores nutritivos desta raiz também impactam para sua escolha como destaque da Cozinha Didática em 2011. Fonte de energia, rica em vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo, a mandioca é considerada uma excelente opção para a alimentação escolar, mercado que se expandiu a partir da aprovação da lei segundo a qual 30% dos alimentos consumidos nas escolas devem ser provenientes da agricultura familiar.
As oficinas da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrial são gratuitas e abertas ao público em geral. Para aprender as receitas é necessário apenas visitar a Casa da Família Rural em um dos dois horários diários em que serão preparados os pratos: 9h30min e 14h30min.
Café da Manhã para a imprensa
Na manhã desta quarta-feira a Emater proporcionou a imprensa um café da manhã. No cardápio, produtos feitos a partir da mandioca. Entre os presentes que participaram da solenidade estavam o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica e o Diretor Técnico da Emater/RS Gervásio Paulus.