Glenda Mendes
A frente fria com área de instabilidade que entrou na região na manhã de sexta-feira (18) deve se afastar já a partir das primeiras horas do sábado (19) e o sol deve retornar à região à tarde. A temperatura mínima fica em 16ºC e a máxima em 24ºC. As informações são da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, que aponta também para um início de outono bastante típico para a região Norte do Rio Grande do Sul.
A nova estação começa às 20h20 deste domingo, dia 20 de março, com temperaturas bastante características de outono, ou seja, com madrugadas amenas. “O domingo terá mínima de 12ºC e máxima de 26ºC. Vai começar aquelas grandes oscilações entre as temperaturas mínimas, típicas de outono”, comenta o observador meteorológico, Ivegndonei Sampaio.
A segunda-feira (21) será ainda de temperaturas amenas, com mínima em 13ºC e máxima em 26ºC. O céu amanhece claro a parcialmente nublado. Na terça-feira (22), a temperatura entra novamente em elevação e a mínima fica em torno de 16ºC e a máxima pode chegar novamente aos 28ºC ou 29ºC, mas sem chuvas.
Chuvas em março
Até agora a quantidade de chuvas registradas no mês de março ficaram em 9 milímetros, bastante abaixo do que deveria para chegar à média de 121,3 milímetros. “Estamos bem abaixo da média. Em março do ano passado, choveu 68 milímetros durante todo o mês, também bastante abaixo”, destaca Sampaio.
Prognóstico
Conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o outono será de chuvas irregulares, “e estamos confirmando que março ficaria abaixo da média de chuvas”, salienta. Pior será em abril, mês que historicamente tem a menor quantidade de chuvas. A previsão aponta também para precipitações abaixo da média, que é de 118,2 milímetros. “Mas como o prognóstico aponta chuvas irregulares, pode ser que na nossa região chegue na média”, projeta o observador.
Para o mês de maio, que tem como característica principal a ocorrência das primeiras frentes frias, estão previstas até mesmo geadas precoces, de fraca intensidade. “Na nossa região, em maio começam a entrar as frentes frias ou mesmo as massas de ar de origem polar. Com isso, aparecem as primeiras geadas que atingem somente as baixadas”, explica Sampaio. Outra característica típica e esperada para maio são as grandes variações na temperatura. “Muitas vezes poderemos ter mínima em torno de 4ºC, 5ºC e no dia anterior ter visto a máxima chegar aos 26ºC. É o que chamamos de veranico de maio”, ressalta.