Cetre inicia atividades de 2011 com curso de Bovinos de Leite

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Centro de Treinamento de Erechim (Cetre) iniciou o calendário de cursos de 2011 com o de Bovinos de Leite. Vinte e cinco produtores da região estão participando desta edição. As aulas iniciaram na segunda-feira (21), e encerram na quinta-feira (24). Os engenheiros agrônomos Derli Dalastra e Vilmar Leitzke, e o médico veterinário Walmor Gasparin,  instrutores da Emater/RS-Ascar, ministram as disciplinas.

A próxima edição do curso de Bovinos de Leite será de 11 a 14 de abril. No total, serão ministrados, em 2011, nove cursos nesta área. Entre os objetivos da Bovinocultura de Leite estão a produção de leite à base pasto, fomento a implantação de pastagens, qualidade do leite, uso de plantas medicinais na sanidade animal e qualificação de técnicos e produtores.

Nos 50 municípios de abrangência administrativa do escritório regional de Erechim, 14,6 mil produtores estão envolvidos com a atividade leiteira. A produção da região é de 1,1 milhões de litro/dia, atingindo 33 milhões de litros/mês, representando R$ 16,5 milhões de receita bruta mensal.

No Cetre já foram capacitados 1.328 produtores e técnicos, nas 71 edições do Curso de Bovinocultura de Leite, realizadas entre 2004 a 2010. A Emater/RS-Ascar também trabalhou, em parceria com outras entidades, no programa de Desenvolvimento da Bacia Leiteira do Alto Uruguai. Esse programa qualificou 384 produtores e orientou a implantação de 384 hectares de pastagens perenes de verão. Para fazer uma avaliação do programa e dos cursos no final de 2010 foi realizado o Encontro de Produtores de Leite, com a participação de 670 produtores ligados à atividade e técnicos.

Outros cursos
No Cetre também são oferecidos cursos de Boas Práticas de Fabricação, Panificação e Processamento de Farináceos (mix), Citricultura, Secagem e Armazenamento de Grãos, Panificação e Processamento de Biscoitos e Bolachas, Processamento de Bolos e Tortas.

Infraestrutura
O Cetre, coordenado pelo Técnico em Agropecuária, Edgar Copatti, dispõe de infraestrutra como unidades didáticas, alojamentos e refeitório. No final de 2010, foram construídos três quiosques para o descanso nos intervalos das aulas e nos finais de tarde, com paisagismo ao redor, ideal para rodas de chimarrão e troca de experiências. Mais informações sobre o Cetre e os cursos podem ser obtidas pelo fone (54) 3321-0973, pelo e-mail cterechim@emater,tche.br, ou nos escritórios da Emater/RS-Ascar.

Gostou? Compartilhe