Na feira, as profissionais da OPO entregaram folders e falaram com as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Os alunos do Técnico de Enfermagem realizaram verificação de pressão arterial e teste de glicose.
A enfermeira coordenadora dos projetos da OPO de Passo Fundo e região, Fabiana Dal Conte, informou que “Coxilha está na abrangência da OPO do HSVP e ao participar da feira de saúde do município podemos atingir um maior público com a ideia da doação”.
Representando a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HSVP, a assistente social, Mara Lidia Mendes, destaca que a carência da grande porcentagem da população em relação ao processo de doação de órgãos, e “com esta participação, pretendemos atingir o objetivo da conscientização, para aumentarmos o numero de doações”.
O prefeito do município de Coxilha, Clemir José Rigo, enalteceu a presença do HSVP que forneceu informações preciosas para a conscientização da comunidade em relação à doação. “Aqui também temos pessoas que necessitam de transplantes, portanto trazer informações quanto à doação de órgãos ao município, trará também futuros doadores”.
Gládis Morandine, que estava participando da feira, confessou ter ficado contente em ver a presença do HSVP com a prestação de alguns serviços de saúde. Quanto à doação de órgãos e tecidos, ela destacou: “sou doadora e também incentivo as pessoas a serem. Movimentos como este, que o Hospital São Vicente faz, são de extrema importância e alertam para a doação e conscientizam as pessoas a avisarem seus familiares”, salientou.
HSVP participa de feira da saúde em Coxilha
· 1 min de leitura