O novo presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense, prefeito Ederildo Paparico Bachi (PDT), acredita que chegou a hora e vez da região Nordeste ser reconhecida pela sua importância no contexto de desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Professor, historiador e prefeito de São João da Urtiga, Paparico destaca que a Nordeste foi a última região do Estado a ser colonizada, fato que está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico e social. Mesmo assim, a região conquistou a 16ª posição no ranking de desenvolvimento regional divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, subindo seis posições nos últimos anos. Na visão do presidente e prefeito Paparico, a conquista está relacionada a capacidade empreendedora da população e a força dos minifúndios.
NOVO DESAFIO
Comandar a entidade de representação máxima de 18 municípios é mais um desafio na vida do prefeito Paparico, que tornou-se suplente de deputado estadual depois de somar mais de 36 mil votos em duas tentativas de representar a região na Assembleia Legislativa. Ao assumir a prefeitura do município onde nasceu, Paparico implantou um governo de austeridade focado no controle de gastos e na busca de recursos externos. O sistema de governo deu certo e São João da Urtiga se prepara para receber o maior volume de obras em 22 anos de história.
Na presidência da Amunor, o prefeito Paparico já trabalha pelo resgate histórico da entidade que em 2012 completa 50 anos. Nesse trabalho, o novo presidente quer valorizar todos os líderes políticos responsáveis pela manutenção da associação ao longo do tempo. Através de um livro com mais de 100 páginas serão apresentados dados econômicos relativos a área de abrangência da entidade, trabalha em defesa de uma população superior a 124 mil habitantes. A meta, conforme o prefeito presidente, é agregar o maior número de lideranças e siglas em prol do trabalho da atual diretoria no biênio 2011\2012.
“Primeiro é importante compreendermos o que representa a Amunor no contexto regional e estadual. Ao longo de 50 anos, muitos municípios passaram a integrar outras associações e novos municípios surgiram. Em meio século de existência a Amunor desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento regional e o trabalho que estamos iniciando vai preparar a região para um novo ciclo de desenvolvimento” destaca o prefeito Paparico.
O trabalho que já está sendo desenvolvido pela nova diretoria da Amunor, visa preparar a região para os próximos 20 anos. O presidente Paparico acredita que em duas décadas a região Nordeste estará entre as mais ricas do Estado. A afirmação está baseada em um estudo da Agência de Desenvolvimento Regional que aponta os minifúndios como os grandes responsáveis pelo incremento da economia regional.