Site da Embrapa estimula encontro das crianças com a ciência

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

       A mais nova iniciativa desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é o site Contando Ciência na Web, desenvolvido especialmente para o público infantojuvenil. Durante toda a semana, atividades foram coordenadas pelas Unidades da Empresa em todo o Brasil. Em Passo Fundo, RS, a Embrapa Trigo fez o lançamento do projeto na Assistência Social Diocesana Leão XIII, no dia 07/04.
        A Assistência Social Diocesana Leão XIII atende crianças de 7 a 14, em turno inverso ao da escola, na periferia de Passo Fundo, RS. Através da Escola Profissionalizante, a entidade oferece 22 cursos, atendendo em média 1.600 jovens por ano. O grupo de 20 estudantes, na faixa etária dos 12 anos, aprendeu sobre ciência através em jogos e e-books que tornaram o aprendizado mais divertido. Como a maioria dos estudantes da Leão XII não tem acesso à internet e o contato com os livros é limitado, as poucas horas de interação com o Contando Ciência na Web foram disputados nos notebooks disponibilizados especialmente para a ocasião.
        Para desenvolver o site Contando Ciência na Web, equipes multidisciplinares de profissionais estiveram envolvidas durante cerca de dois anos. Foram testadas as melhores formas de organização das informações, com a preocupação de atualizar as características consideradas fundamentais em sites infantojuvenis, como as cores, a presença de personagens e as possibilidades de interatividade. O conteúdo do site, que reúne algumas das principais tecnologias de cada centro de pesquisa, é apresentado em formatos variados, como jogos e livros virtuais, com linguagem adaptada a públicos mais jovens, porém não menos exigentes. O objetivo do site é mostrar às crianças a importância e a presença da ciência na vida das pessoas. “O site consegue transformar, com criatividade e leveza, o resultado da pesquisa em elementos de um universo que estimula a curiosidade e a interação dos estudantes. E tudo isso por meio de uma das ferramentas mais presentes no dia a dia de todos: a internet”, explica a responsável pelo programa Embrapa&Escola na Embrapa Trigo, Fátima De Marchi.
        Na opinião do diretor do Departamento de Popularização da Ciência do MCT e um dos principais nomes da divulgação científica nacional, o físico Ildeu de Castro Moreira, a iniciativa da Embrapa de desenvolver um site como o Contando Ciência na Web é fundamental. “A internet sem dúvida representa um instrumento importante, por isso precisamos cada vez mais de ações de inclusão digital e de instituições de pesquisa que ofereçam conteúdos qualificados”, comentou. Segundo ele, a pesquisa realizada em 2010 pelo MCT revelou que cerca de 67% dos brasileiros não têm o hábito de usar a internet para buscar informação científica. “E é necessário mudar essa realidade”, concluiu.
        Para o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, o investimento da Embrapa no novo projeto foi motivado pelo desafio de atender a um público habituado a tecnologias web. “Procuramos estar atentos à evolução dessas ferramentas e oferecer conteúdo científico de uma forma adaptada ao público e à internet”, comenta.
        Conheça o Contando Ciência na Web no link www.embrapa.br/contandociencia.

Gostou? Compartilhe