Uma série de reuniões está sendo realizada nas microrregiões pertencentes ao escritório da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, focando o diagnóstico da região, a situação da empresa e sua reestruturação, bem como as ações da Extensão Rural para o público assistido. Também foi apresentada a estrutura da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, com a qual a instituição tem convênio e presta serviço ao Governo do Estado. Na última terça-feira (12/04), estiveram reunidos em Casca os empregados da instituição de sete municípios, nesta quinta-feira (14/04) a sede da reunião foi Lagoa Vermelha, com a participação de onze municípios.
A região administrativa da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo conta com 71 municípios e 201 empregados. Hoje, a Instituição está presente em 492 dos 496 municípios do Estado, com 2.017 empregados. São 37 unidades de Classificação de Produtos de Origem Vegetal e dez Centros de Treinamento de Agricultores em todo o Rio Grande do Sul. “Essas reuniões servem para esclarecer a real situação da Emater, dar um diagnóstico da situação financeira, do quadro funcional, das áreas de atuação e dos compromissos da Extensão Rural com o público assistido, bem como traçar rumos para a região”, afirma o gerente regional, Milton Rossetto.
Segundo ele, será seguida a lógica da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, que entende o meio rural com pessoas, ultrapassando a ideia apenas de negócios e pensando o desenvolvimento nas dimensões sociais, culturais, ambientais, históricas, geracionais e regionais. “O que se buscam são ações que elevem a qualidade de vida no meio rural, incentivem a permanência do jovem no campo e garantam a produção de alimentos”, explica Rossetto.
Reuniões microrregonais traçam ações da Emater
· 1 min de leitura