A gestão ambiental das propriedades rurais é um tema que, por sua complexidade, desperta dúvidas não apenas nos agricultores, mas também nos técnicos. Para esclarecer os principais pontos relacionados ao assunto a Emater/RS, juntamente com outras entidades promove, nesta quinta-feira (28), em Frederico Westphalen, o 1º Seminário Regional sobre Gestão Ambiental Rural. O evento acontece no Auditório da Escola de Ensino Fundamental Cardeal Roncalli, e se estenderá por todo o dia, intercalando palestras, mesas-redondas e a formatação de uma carta de intenções.
"Observamos que muitos técnicos têm entendimentos diferentes a respeito de cláusulas do Código Florestal, como por exemplo, no que diz respeito às Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal", explica a extensionista da Emater/RS-Ascar e uma das coordenadoras do seminário, Vera Cancian. Segundo a técnica, o Seminário será uma forma de nivelar estas informações. "Decidimos juntar todos os técnicos para fazer um grande debate e esclarecimento", relata.
Representantes da Emater/RS-Ascar, prefeitura, Universidade Federal de Santa Maria e Sindicato dos Trabalhadores Rurais estarão reunidos para trocar informações e definirem ações integradas, com foco no planejamento e gestão ambiental da área rural do município de Frederico Westphalen e microrregião. Devem participar entre 70 e cem técnicos, que formatarão uma agenda de cursos, eventos e ações políticas que "contribua para melhorar a sustentabilidade da sociedade, da produção e do ambiente rural".
Entre os temas que serão abordados nas palestras está a adequação ambiental da propriedade rural. As palestras abrangerão ainda um diagnóstico estadual sobre a legislação ambiental nas pequenas propriedades, adequação ambiental de uma bacia hidrográfica, manejo florestal de APP e Reserva Legal, o Programa Florestal RS e planejamento ambiental da microbacia do Lajeado Pardo e o Comitê de Bacia do Rio da Várzea.
Agência de notícias do Governo do Estado