SAMU começa a funcionar em Marau

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), começou a funcionar em Marau na última sexta-feira, dia 6 de maio, vinculado ao Hospital Cristo Redentor. O anúncio foi feito através de coletiva de imprensa no hospital, no dia anterior, pelo Secretário Municipal de Saúde, Rui Gouvêa, na companhia do coordenador do HCR, Romacir Saggin, do enfermeiro responsável pela equipe de emergência, Cleverton Gonçalves e do Vice-prefeito Ivanir Roncatto.

Segundo Gouvêa, o SAMU trabalhará em cooperação com a equipe de resgate dos bombeiros, neste primeiro momento. Como a central do programa está em Porto Alegre, as ligações recebidas pelo 192 passarão por uma triagem antes de serem repassadas para a equipe local. “A prioridade é para s chamados que exigem urgência, geralmente de maior gravidade”, ressalta o secretário. O coordenador do HCR confirma a importância do SAMU para os casos de emergência. “A viatura do SAMU não é apenas para remoção e transporte. Ela está equipada para que os profissionais já consigam iniciar o socorro à vitima no local onde ela se encontra.”, explica Romacir.

Os bombeiros continuarão cumprindo seu papel no socorro à população. Conforme Cleverton Gonçalves, os profissionais do SAMU não terão condições de realizar, por exemplo, a remoção de vítimas de escombros, ferragens ou ambientes isolados. “O serviço de remoção imediata continuará a cargo dos bombeiros, e é importante que tenhamos esta parceria”. Para o Vice-prefeito Ivanir Roncatto, é natural que haja alguns percalços no início, mas a população logo saberá distinguir quais casos exigem a presença do SAMU. “Este serviço faz parte de um projeto federal de unificação da Saúde. Marau foi um dos primeiros municípios do interior do estado a aderi-lo. Se ele ajudar a salvar pelo menos uma vida, já teremos cumprido nossa parte”, concluiu Roncatto.

Gostou? Compartilhe