HCR toma medidas para evitar a proliferação de infecções hospitalares

Entre as medidas está a proibição do consumo de chimarrão nos quartos de pacientes

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Evitar a proliferação de infecções no âmbito hospitalar é o objetivo de uma medida adotada pelo Hospital Cristo Redentor, de Marau, que proíbe a circulação de cobertores, chimarrão e lanches na casa de saúde.

De acordo com o médico Odolir Bordin, que integra a comissão de controle de infecção hospitalar do HCR, embora a decisão, num primeiro momento, cause desconforto para as pessoas, tem uma importância muito grande no sentido de evitar que bactérias sejam transmitidas de fora para dentro do hospital e vice-versa. Segundo o médio o chimarrão, por exemplo, é uma rede de transmissão de vírus e bactérias em potencial, devido ao compartilhamento da "bomba”, muitas vezes com o próprio doente. Além disso, as substâncias que compõem a erva-mate podem entrar em conflito com determinados medicamentos e alterar a operacionalidade do tratamento.
Além de proibir o chimarrão, o médico revelou que o HCR busca implantar novos hábitos para a comunidade que transita pela casa de saúde. Entre elas, a consciência e o entendimento de que a pessoa que está internada vive um momento de recuperação da saúde e por isso, as visitas devem ser breves. O tabagismo é outro alvo do hospital já que na limpeza dos quartos, muitas vezes, são encontrados "tocos" de cigarro.
*Rádio Alvorada

Gostou? Compartilhe