Rede de saúde pública é debatida no HCC

Implantação de formulário na alta do paciente é uma das necessidades.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dando continuidade ao ciclo de reuniões, os Serviços de Saúde, deliberado pela Promotora de Justiça Dra. Clarissa Ammélia Simões Machado, estiveram reunidos no Hospital de Caridade de Carazinho (HCC) nesta semana a secretária da Saúde Anelise Almeida, a médica ESF Ouro Preto Leila Kohmann, o administrador do HCC Hélio Lütz e o presidente interino do Legislativo Erlei Vieira.

O encontro vem se repetindo nas últimas terças-feiras de cada mês e está trazendo resultados positivos aos serviços de saúde. Nesse encontro foi apresentada a necessidade da implantação de um formulário a ser usado na alta do paciente junto ao HCC, segundo a dra. Leila "a criação desse documento é importante para o médico das ESFs acompanhar o paciente após a alta hospitalar buscando com isso evitar a re-hospitalização e até mesmo uma economia dos recursos públicos do orçamento da saúde, que são tão escassos".

A ideia é incluir no formulário dados como os exames realizados, o diagnóstico da baixa e da alta hospitalar, medicação prescrita, dentre outros itens. Ficou acertado que o formulário será elaborado por uma equipe do HCC coordenada por uma enfermeira responsável.


 SALVAR SAMU
Ainda foi abordado no encontro o início do serviço salvar Samu no município. Anelise Almeida comentou quanto à resolutividade de alguns casos sem mesmo a necessidade do encaminhamento ao hospital, segundo ela, "os casos mais simples são resolvidos juntamente com a equipe médica remota de Porto Alegre contribuindo para a redução de consultas do plantão do HCC".
Outro tema abordado foi o ambulatório do HCC que acabava sobrecarregado devido à falta de médicos nos postos de saúde, o administrador do HCC colocou aos presentes que esse problema está sendo resolvido aos poucos, devido à melhoria na rede de saúde básica, o administrador ainda informou que atualmente a média de atendimentos está em 70 pacientes ao dia e anteriormente existiam picos de 150 pacientes, Hélio afirmou, "esse é um reflexo de que o serviço oferecido pelo município tem melhorado gradativamente". 
O presidente do Legislativo avaliou como positiva a reunião e viu que as coisas estão tomando o rumo certo. Na oportunidade Erlei Vieira parabenizou a secretária pelo que definiu como “excelente trabalho” que está realizando a frente da saúde e abordou ainda alguns temas referentes à dependência química que ainda precisam ser melhorados.

*Gazeta 670 AM

Gostou? Compartilhe