A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo realizou nesta terça-feira (07) uma visita à paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Vila Maria. Na ocasião foram discutidas diversas questões a fim de iniciar e incentivar projetos no município.
Um dos temas discutidos no encontro tratou especialmente sobre a violência contra a mulher e as novas alternativas que precisa encontrar para a solução de seus problemas. A partir destes questionamentos surgiu a possibilidade da busca de um advogado para atuar voluntariamente no esclarecimento de direitos da mulher na cidade.
Outro ponto levantado na ocasião foi a problemática da falta de preservação ambiental, questão bem pertinente à região, já que o município é cortado por dois rios e não costuma preservá-los da forma adequada.
A partir de um diagnóstico da realidade da região debateu-se algumas questões pontuais que precisam ser valorizadas: geração de renda para agricultores e trabalhadores locais através do consumo dos produtos oriundos do município ou região, custo e rastro ambiental do que consumimos, coleta do óleo de cozinha usado, destinação do lixo no município e realização de campanhas de conscientização, a partir das experiências do projeto TransformAção, em Passo Fundo.
Para Luci Comunelo, coordenadora de catequese da paróquia, “é preciso rever a questão do lixo em Vila Maria, especialmente da coleta do óleo, além de identificar algumas outras necessidades. O importante agora é reunir mais pessoas que possam auxiliar nessas atividades.”.
No encontro, que reuniu coordenadoras e líderes paroquiais, buscou-se a criação de subsídios para estes temas, através da distribuição de cartilhas, folders e relatórios. Além disso a reunião procurou incentivar o engajamento de voluntários, a fim de possibilitar a formação de uma Equipe Paroquial de Cáritas com o apoio do Pe. Aldino Barth, pároco de Vila Maria.