A propriedade do agricultor Vitório Tognon, da localidade de Linha Salete, interior do município de Vila Lângaro, realizou na sexta-feira a 6ª Tarde de Campo sobre bovinocultura de leite. Luciano Bruch, chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, coordenou os trabalhos. Divididos em grupos, os agricultores assistiram às palestras e sanaram suas dúvidas. Participaram produtores de Vila Lângaro, Tapejara, Água Santa, Coxilha, Charrua e Sertão. O evento foi organizado pela Prefeitura de Vila Lângaro, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Emater/RS-Ascar e empresas de laticínios da região.
Segundo Claudiocir Milani, prefeito do município, o pecuária de leite é uma atividade muito valorizada em Vila Lângaro, pois viabiliza uma renda mensal extra para muitas famílias de pequenos agricultores, que, graças a essa alternativa, permanecem no campo em melhores condições.
O município de Vila Lângaro conta hoje com um plantel de 2.650 animais. As 437 famílias, que adotaram a bovinocultura de leite como atividade, estão produzindo cerca de 10.070.000 litros ao ano. Durante a Tarde de Campo, os participantes conferiram informações sobre higiene de ordenha, regulagem de ensiladeira de inverno, irrigação de pastagem e manejo de pastagem de inverno.
Bovinocultura tem tarde de campo
· 1 min de leitura