Emater regional ganha novos profissionais

A prioridade na destinação dos novos profissionais são as regiões do Alto e Médio Uruguai

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

A Emater está passando por um processo de reestruturação, que inclui a contratação de novos profissionais para reforçar o quadro funcional, que estava defasado. Já assumiram na região administrativa da Emater de Passo Fundo cinco agrônomos, dois técnicos agrícolas e três extensionistas de bem-estar social. A prioridade na destinação dos novos profissionais são as regiões do Alto e Médio Uruguai, que receberam também dez novos equipamentos de informática e dez carros.
 
O plano de renovação inclui ainda cursos de qualificação e a compra de setenta novos veículos, distribuídos em todas as outras regiões do Estado. Os municípios da região administrativa da Emater de Passo Fundo que contam com os novos profissionais são: Cristal do Sul, Irai, Jaboticaba, Novo Xingu, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Pontão, Rondinha, Sarandi e Vicente Dutra. Fabiane Bonafé é uma das novas extensionistas e será responsável pelas ações sociais do município de Cristal do Sul. Ela diz que está contente com o novo trabalho e espera contribuir para auxiliar as famílias rurais na melhoria da qualidade de vida, levando informações e alternativas, visando também a permanência do jovem rural no campo.
 
Êxodo rural

O êxodo rural está crescendo. De acordo com o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Jorge Buffon, cerca de 54% dos meninos e 70% das meninas nascidos em propriedades rurais não querem permanecer no campo. “Está entre os desafios dos extensionistas mudar essa realidade, instruindo os jovens sobre as possibilidades do meio rural como uma boa alternativa de vida. Com as novas tecnologias a agricultura está menos trabalhosa e mais produtiva”, observou Buffon.
Segundo o gerente adjunto, é necessário mostrar ao jovem que, como hoje o acesso a saneamento básico, luz e Internet é facilitado, ele pode permanecer no campo com as mesmas oportunidades dos jovens urbanos. A utilização do esforço físico também mudou. Grande parte das tarefas antes executadas de maneira manual é realizada, agora, por máquinas criadas para poupar a mão-de-obra humana, como por exemplo, a ordenha.

 Reestruturação
Para Milton Rossetto, gerente regional de Passo Fundo, esta renovação comunga com o plano de reestruturação que o governador Tarso Genro propôs a todos os órgãos ligados ao Estado. “A principal intenção é a qualificação dos serviços de extensão rural prestados em todo o Rio Grande do Sul e principalmente nesta região”, afirmou. O processo de renovação da entidade conta com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, chefiada por Ivar Pavan e também de convênios entre a Emater/RS-Ascar e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Governo do Estado, prefeituras e secretarias. Atualmente a unidade regional conta com duzentos e doze funcionários, que trabalham distribuídos em 71 municípios da região, atendendo cerca de cinqüenta mil famílias de pequenos produtores, indígenas e assentados da reforma agrária.

Gostou? Compartilhe