Escola realiza Encontro Educativo

Alunos da Escola Agrícola de Guaporé promoveram evento sobre conservação do solo e da vida

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Plantas vivas, cultivadas desde o mês de abril, além de simuladores de chuva para explicação de como ocorre a erosão hídrica pluvial, minhocários, amostras de adubos e corretivos de solos foram algumas das maquetes apresentadas durante o 7º Encontro Educativo sobre Práticas de Conservação do Solo e da Vida, realizada pela Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé (EETAG).

O evento aconteceu entre nos dias 16 a 18 de junho e contou com a participação de mais de 1.500 pessoas que visitaram a escola para conhecer os trabalhos produzidos pelos alunos. Além de alunos de outras escolas do município de Guaporé, visitantes das cidades de Roca Sales, Putinga, Nova Alvorada, Dois Lajeados, Itapuca e Vila Maria estiveram presentes.
Também visitaram a exposição autoridades, como o diretor técnico e representantes da Suepro (Superintendência da Educação Profissional do Rio Grande do Sul), representantes da 7ª CRE (Coordenadoria Regional da Educação), prefeito, secretário municipal do Meio Ambiente, secretário municipal da Agricultura, secretária municipal da Educação, vereadores, diretora do Núcleo Universitário de Guaporé, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representantes do Cpers e de outras entidades.

Ex-alunos, que já participaram desta proposta pedagógica em edições anteriores, e familiares foram convidados a prestigiar o evento, o que reforça a importância do Encontro para a comunidade.

Criatividade

Um dos pontos altos do Encontro Educativo foi a criatividade. Os alunos conseguiram demonstrar seus conhecimentos aos visitantes, montando seus estandes com recursos visuais adaptados às necessidades de concretização das explicações orais. Para tanto, maquetes, em sua maioria com plantas vivas, cultivadas desde o início dos preparativos, no mês de abril, além de simuladores de chuva para explicação de como ocorre a erosão hídrica pluvial, minhocários, amostras de adubos e corretivos de solos e outros demonstrativos úteis às explicações, em sua maioria feitos com materiais reaproveitados ou reciclados, sempre preservando o ambiente em que vivem, foram apresentados.

Objetivos
Através do Encontro Educativo sobre Práticas de Conservação do Solo e da Vida, a escola busca estimular os estudantes a construírem conhecimentos e desenvolverem habilidades, calçados em valores importantes, como o cooperativismo, ética e responsabilidade social e ambiental

Quando o evento nasceu, em 2002, direcionava-se exclusivamente à apresentar estratégias de conservação do solo, mas a cada nova edição dos encontros, outros assuntos foram incluídos, ampliando-se os conhecimentos para além das questões diretamente ligadas aos solos agrícolas, abordando também outros problemas e soluções.

Os trabalhos em equipes objetivam o desenvolvimento do espírito de cooperação, das habilidades de comunicação e interação social, a motivação grupal e criatividade. A metodologia de projetos, utilizada para desenvolver esta prática educativa, busca preparar os jovens estudantes para o mercado de trabalho, unindo conhecimentos, habilidades e valores na formação das competências profissionais.

Gostou? Compartilhe