Emater/RS-Ascar realiza Encontro de Planejamento em Frederico Westphalen

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais de 400 agricultores familiares de 34 municípios do Médio Alto Uruguai são esperados para o Encontro de Planejamento do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai, que será realizado nesta quarta-feira (20), no campus de Frederico Westphalen da Universidade Regional Integrada (URI), a partir das 8h30. O Encontro é promovido pela Emater/RS-Ascar e pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter).

Esse evento faz parte do trabalho que vem sendo desenvolvido com 3.888 famílias de 34 municípios do Médio Alto Uruguai, referente a Chamada Pública da Secretaria da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. No encontro os promotores irão apresentar alguns resultados do diagnóstico já realizado nas propriedades rurais familiares e traçar um planejamento para ações futuras nas áreas temáticas da cadeia produtiva do leite, segurança alimentar e nutricional, na organização econômica e da produção familiar para comercialização.

Na oportunidade, o agrônomo da Emater/RS-Ascar e um dos coordenadores dos trabalhos, Luiz Ataides Jacobsen, fará uma abordagem sobre a Chamada Pública, os temas contratados e o diagnóstico realizado. Na sequência, o professor da URI e coordenador do Núcleo Técnico do Codeter, Gelson Pelegrini, realiza palestra sobre Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar: Realidade e Perspectiva.

Na parte da tarde, haverá um Painel sobre Políticas Públicas para Agricultura Familiar com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e da Emater/RS-Ascar. Após, ocorrerá a continuidade do processo de planejamento, coordenado pelo agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leonir Bonavigo.

Essa atividade terá seguimento em encontros microrregionais que ocorrerão a partir do dia 25 até o dia 29 de julho, nos municípios de Rodeio Bonito, Liberato Salzano, Sagrada Família, Frederico Westphalen, Nonoai e Erval Seco.

Ater Territorial
A Ater Territorial envolve seis regiões administrativas da Emater/RS-Ascar no Estado, abrangendo 144 municípios. O trabalho começa com diagnóstico da situação das unidades de produção familiar.

Em seguida é elaborado um planejamento participativo a partir da interação entre a família e o técnico, concretizado por meio de metodologias como visitas, dias de campo e seminários de planejamento e avaliação. Todo este processo, que segue critérios estabelecidos pelos editais e respectivas Chamadas Públicas, deverá beneficiar 17 mil famílias de pequenos agricultores, quilombolas e beneficiários de crédito fundiário.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe