A Consulta Popular Cidadã 2011 foi o tema da reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na sede da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (Acic). Na última sexta-feira, já havia sido feita uma reunião no município de Passo Fundo para tratar questões referentes ao Fórum dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento) que acontece nesta quarta-feira (20) para decidir o que será colocado na cédula. Dentre os assuntos discutidos na reunião passada, a maior preocupação se deu em termos de projetos caracterizados como importantes que foram deixados de fora. “Tudo ficou bem direcionado a Passo Fundo”, afirma a assessora da secretaria de desenvolvimento de Carazinho, Aline Zirbes.
Foi destacado na reunião, que dentre os temas de projetos que irão à votação, a segurança não deveria constar nas opções de voto, por ser fundamental para todos os municípios e não escolhida em eleição. “Eu discordo que o tema segurança deve ir para votação, porque são necessidades bem específicas para cada município e não ser opção de voto”, ressalta o presidente da Acic, Jocélio Cunha.
Sobre o item segurança, este terá o valor dividido em dois: um para a compra de um caminhão de bombeiros para Carazinho e o outro destinado à Brigada Militar e a Polícia Civil. “Esse compromisso é regional com o corpo de bombeiros. Mas temos que ficar fortes que reverter isso. Passo Fundo possui um caminhão com tecnologia que a gente não tem. Precisamos avançar na questão de aplicação para nossa região”, propõe o presidente da Acic.
A idéia é que 30% do valor seja disponibilizado para a agricultura, dividindo pelo número de propriedades que cada município tem.
Estiveram presentes na reunião o Presidente da Acic, Jocélio Cunha; o secretário de Saúde, Mauro Mazzutti; a vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e secretária executiva da Acic, Franciele Renner; secretária de Desenvolvimento e presidente do Comude, Andréia Schmitz; presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sandra Citolin; titular da DP de Carazinho, delegado Danilo Flores; Capitão Jarbas Borher, da Brigada Militar; assessora Admnistrativa do HCC, Larissa da Rosa; e assessora do secretário de desenvolvimento, Aline Zirbes.
*Rádio Gazeta AM 670