Na manhã desta quinta-feira (21) foi realizada mais uma reunião com a presença dos presidentes das entidades de classe e autoridades do município de Carazinho, na sede da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (Acic), para discutir a manutenção e ampliação das câmeras de videomonitoramento instaladas no município.
Segundo o presidente da Acic, Jocélio Cunha, o comércio, de modo geral, defende a ampliação no número de câmeras de vídeo no centro da cidade. “Recursos financeiros nós temos que prover. Devemos iniciar esse ano e concluir no ano que vem. Independentemente do avanço, queremos que aconteça. É uma questão de prioridade”, ressalta.
Porém, foi constatado que o problema é a falta de verbas disponíveis para esse fim. A meta inicial é a compra de três câmeras a um custo total em torno de 30 mil reais, e em seguida a manutenção de duas estragadas. O presidente do Conselho de Segurança Pública (Consepro), Idir Ceconello, afirmou que a Câmara de Vereadores tinha recursos disponíveis do ano passado que foram repassados para este fim. Porém, a informação é que o recurso, cerca de R$ 70 mil, entrou no caixa único da prefeitura.
O presidente do Sindicato Rural, Carlos Eduardo Scheibe questiona o porquê de haver essa carência de recursos. “Temos impostos, taxas a pagar, então acredito que esse dinheiro deveria ser investido para essas melhorias, mas onde está?” pergunta Scheibe. Para o secretário de Obras do município, Rudinei Brombilla, a falta de recursos é preocupante. “Não podemos trabalhar com possibilidades e sim com soluções rápidas. Vamos fazer o possível” afirma.
Conforme a secretária de Desenvolvimento, Andréia Schmitz, apesar do orçamento escasso, pretende levar esse assunto para a administração do município para assim, definir um resultado. Ela, juntamente ao secretário, ficou encarregada de agilisar o processo.
De acordo com o sub-comandante da Brigada Militar, capitão Jarbas Boher, o perímetro comercial tem sido monitorado porque é um atrativo para pessoas de má conduta. Esses pontos foram definidos de forma técnica e estratégica e esse processo deverá continuar seu seguimento da mesma forma.