A 2ª etapa de vacinação contra a Poliomielite em Marau acontece no dia 13 de agosto, das 8h às 17h em todas as unidades de ESFs. Entre as 8h e 17h, sem fechar ao meio dia, as unidades de saúde receberão as crianças menores de cinco anos para a gotinha. Além dos ESFs, haverá Postos Volantes de vacinação na Praça Dr. Elpídio Fialho, Rodoviária, Bevel e Cohab. No interior, a vacinação será realizada pelos voluntários de Saúde no horário das 8 às 11hs, conforme roteiro pré-estabelecido. A população estimada na faixa etária em que será ministrada a vacina é de 2.167 crianças.
A Poliomielite é uma doença infecto-contagiosa que deixa seqüelas graves. Dados da Organização Mundial de Saúde demonstram que 26 países no mundo ainda registram casos de poliomielite, sendo quatro desses endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Os demais restabeleceram a transmissão devido à importação de casos da doença. O Brasil serviu de exemplo para outros países ao adotar, a partir do ano de 1980 a estratégia anual de campanhas nacionais em duas etapas para crianças menores de cinco anos de idade, com intervalo de dois meses entre as doses, independente do estado vacinal anterior. Esta estratégia apresentou excelentes resultados ao longo dos anos, alcançando já no primeiro ano de campanha cerca de 18 milhões de crianças nas duas etapas, num esforço de mobilização que se mantém até os dias atuais.
Para a vacinação, Não há contra-indicações absolutas. Entretanto, evita-se a vacinação de crianças nas seguintes situações:
• Crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38º C.
• Crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina;
• Crianças que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal a esta vacina;
• Crianças imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou de outra forma adquirida ou com deficiência imunológica congênita
• Crianças com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da vacina poliomielite oral.
Mais informações, assim como o roteiro de vacinação no interior de Marau, podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone 3342 3136.