Os vinhos tinto seco e branco seco, dos produtores Aurélio Tonello e Claudir Tedesco, respectivamente, foram os vencedores da sexta edição do Concurso Municipal de Vinhos Coloniais Artesanais de Rondinha. O concurso foi realizado neste sábado (30/07) e culminou com a realização do V Festival do Porco no Rolete. O evento atraiu cerca de 800 pessoas. O objetivo do concurso e do jantar é incentivar a produção de uvas e de suínos no município, buscando sempre a qualidade dos produtos.
Neste ano participaram do concurso de vinhos 12 produtores, que inscreveram ao todo 22 amostras de vinho, entre tintos e brancos. Após o concurso aconteceu o jantar, em que o porco no rolete foi acompanhado por pratos feitos com alimentos produzidos pelos agricultores do município. Os presentes puderam provar dos vinhos concorrentes e participar do baile.
A vitivinicultura e a suinocultura são atividades importantes para o município de Rondinha. Atualmente, no município, são cultivados 100 hectares de uva para comercialização e 30 hectares para consumo próprio das famílias. Já a suinocultura representa a segunda maior fonte de renda do município de Rondinha, chegando a abater 75.500 cabeças/ano.
Os vencedores do VI Concurso Municipal de Vinhos Coloniais Artesanais de Rondinha:
Categoria Vinho Tinto Seco
1° Lugar: Áurio Tonello
2º Lugar: André Donassollo
3º Lugar: Célio Perin
Categoria Vinho Branco Seco
1º Lugar: Claudir Tedesco
2º Lugar: Uriel Donassolo
3º Lugar: Áurio Tonello