Sarandi encerra Semana Italiana

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sarandi encerra Semana Italiana 
Sarandi sediou no dia 05 de agosto, o V Concurso Microrregional de Vinhos Coloniais, quando concorreram ao título de melhor vinho colonial, nas categorias tinto e branco, 16 produtores dos municípios de Sarandi, Ronda Alta, Rondinha e Barra Funda, que previamente haviam vencido as etapas em seus respectivos municípios. 
A confraternização foi organizada pelo escritório da Emater de Sarandi, secretarias municipais de Agricultura e de Educação e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com o apoio da Etnia Italiana e patrocínio do Sicredi e da Prefeitura de Sarandi. O evento contou com a presença de, aproximadamente, 130 pessoas, entre produtores rurais, prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de sindicatos. O gerente adjunto do escritório regional da Emater de Passo Fundo, Jorge Buffon, e os extensionistas dos escritórios municipais representaram a Instituição.
Durante o evento, o engenheiro agrônomo da Emater, Mauricio Dall’Acqua, fez um relato sobre a história do vinho e seu consumo. Os participantes também ouviram a história do prato típico de Sarandi, Sacottine Campeiro, pela presidente do Comtur, Roseli Debastiani.
Com decoração típica italiana e exposição de quadros com fotos antigas de Sarandi, organizado pela SMEC, a Etnia Italiana acolheu os participantes e degustadores sendo quatro especialistas em vitivinicultura: Jorge Buffon, engenheiro agrônomo da Emater ; Nivaldo Potric, enólogo; Giovani Furini, técnico em enologia, e Roberto Bordin, enólogo. Segundo os degustadores, a qualidade dos vinhos estava muito boa. Foram premiados, na categoria vinho tinto, dois concorrentes da cidade de Rondinha: André Donassolo, em primeiro lugar, e Áureo Tonello, em segundo. Na categoria vinho branco, o troféu de primeiro colocado foi para Sandro Zanetti, de Barra Funda, o segundo lugar ficou com Nelso Batista Aresi, de Ronda Alta. De acordo com a chefe do escritório municipal da Emater de Sarandi, Dulcinéia Haas Wommer, o evento serviu para aprimorar o conhecimento dos vitivinicultores e valorizar a cultura local, marcando o encerramento da semana Italiana de Sarandi.
Sarandi sediou no dia 05 de agosto, o V Concurso Microrregional de Vinhos Coloniais, quando concorreram ao título de melhor vinho colonial, nas categorias tinto e branco, 16 produtores dos municípios de Sarandi, Ronda Alta, Rondinha e Barra Funda, que previamente haviam vencido as etapas em seus respectivos municípios. A confraternização foi organizada pelo escritório da Emater de Sarandi, secretarias municipais de Agricultura e de Educação e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com o apoio da Etnia Italiana e patrocínio do Sicredi e da Prefeitura de Sarandi. O evento contou com a presença de, aproximadamente, 130 pessoas, entre produtores rurais, prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de sindicatos. O gerente adjunto do escritório regional da Emater de Passo Fundo, Jorge Buffon, e os extensionistas dos escritórios municipais representaram a Instituição.Durante o evento, o engenheiro agrônomo da Emater, Mauricio Dall’Acqua, fez um relato sobre a história do vinho e seu consumo. Os participantes também ouviram a história do prato típico de Sarandi, Sacottine Campeiro, pela presidente do Comtur, Roseli Debastiani.Com decoração típica italiana e exposição de quadros com fotos antigas de Sarandi, organizado pela SMEC, a Etnia Italiana acolheu os participantes e degustadores sendo quatro especialistas em vitivinicultura: Jorge Buffon, engenheiro agrônomo da Emater ; Nivaldo Potric, enólogo; Giovani Furini, técnico em enologia, e Roberto Bordin, enólogo. Segundo os degustadores, a qualidade dos vinhos estava muito boa. Foram premiados, na categoria vinho tinto, dois concorrentes da cidade de Rondinha: André Donassolo, em primeiro lugar, e Áureo Tonello, em segundo. Na categoria vinho branco, o troféu de primeiro colocado foi para Sandro Zanetti, de Barra Funda, o segundo lugar ficou com Nelso Batista Aresi, de Ronda Alta. De acordo com a chefe do escritório municipal da Emater de Sarandi, Dulcinéia Haas Wommer, o evento serviu para aprimorar o conhecimento dos vitivinicultores e valorizar a cultura local, marcando o encerramento da semana Italiana de Sarandi.

Gostou? Compartilhe