Vanini premia produtores de vinho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Foi no último sábado (20), a V Mostra Municipal de Vinhos Artesanais de Vanini, prestigiada por aproximadamente 350 pessoas. O evento foi realizado no salão comunitário de São João Batista e contou com o apoio da prefeitura e da Emater/RS-Ascar. Foram 13 amostras de vinhos concorrentes, sendo sete de vinho tinto e seis de vinho branco vindas de 11 produtores. 

Na classificação do júri popular, categoria cultivares americanas ou hibridas brancas, os vencedores foram: Eudes Contini, com o vinho da cultivar Niagara Branca (1º lugar), Vanderley Tibola, com o vinho da cultivar BRS Lorena (2º lugar) e Célio Cole, com o vinho da cultivar Niágara Branca (3º lugar). Na categoria vinhos das cultivares americanas ou hibridas tintas os vencedores foram: Dol Mar Tibola, com o vinho da cultivar Bordô, Luis Durante, com o vinho da cultivar Bordô e Valdenir Trevizan, com o vinho da cultivar Bordô, respectivamente 1º, 2º e 3º lugar. 

Já no júri técnico, a classificação ficou, para os vinhos de cultivares americanas ou hibridas brancas: o 1º lugar para Célio Cole, com o vinho da cultivar Niágara Branca; o 2º lugar para Vanderley Tibola, com o vinho da cultivar BRS Lorena; e o 3º lugar para Eudes Contini, com o vinho da cultivar Niagara Branca. Para os tintos, o vencedor foi Valdenir Trevizan, com o vinho da cultivar Bordô; seguido por Dol Mar Tibola, com o vinho da cultivar Bordô; e o 3º lugar ficou para Luis Durante, com o vinho da cultivar Bordô. 

Para o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Vanini, Ademir Alves, o município tornou-se uma referência por produzir vinhos de boa qualidade graças ao empenho das melhores técnicas de produção e o suporte técnico oferecido pelas empresas, poder público, Emater/RS-Ascar, entre outros parceiros. Segundo ele, o evento proporciona uma confraternização com a sociedade e o resgate cultural. “Esses produtores tradicionalmente vem produzindo com técnicas trazidas pelos antepassados na grande maioria de origem italiana. O grande objetivo deste evento é a valorização e reconhecimento dos esforços que os produtores de vinhos do município estão desenvolvendo com novas técnicas de cultivo e de fabricação de vinhos, além de indicar os vinhos que irão participar da Mostra Regional” afirmou Alves. 

Gostou? Compartilhe