Agricultores conhecem Programa Irrigando a Agricultura Familiar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Lançado oficialmente no final de agosto pelo Governo do Estado, o Programa Irrigando a Agricultura Familiar será apresentado entre os dias 12 e 14/9 aos agricultores familiares do Vale do Jaguari, Águas da Serra, Quarta Colônia de Imigração Italiana e Alto Jacuí. O Programa é conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar através da elaboração de projetos técnicos. 

O lançamento para os agricultores dessas quatro regiões ocorrerá nos municípios de Santiago e São Pedro do Sul, no dia 12/9, em Faxinal do Soturno, no dia 13/9, e em Cruz Alta, no dia 14/9, todos com a participação do diretor do Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) da SDR, Vilmar Galvão, que explicará o que é o Programa Irrigando a Agricultura Familiar. "Este Programa é novo. Não é igual ao que existia até 2010. Ele tem início, meio e fim. Faremos os açudes e deixaremos a infraestrutura pronta para a irrigação, para a licença ambiental e outorga de água”, antecipa Galvão. 

Na segunda-feira (12), o primeiro ato ocorrerá em Santiago, às 10h, na Câmara de Vereadores, com a presença do gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Cesar de Medeiros. “Temos atribuições nesse Programa que vão além de cadastrar os agricultores ou fazer o estudo de viabilidade técnica e encaminhar o licenciamento ambiental e a outorga da água. Entre outras responsabilidades técnicas, temos a de incentivar o armazenamento da água da chuva no inverno, para utilização nos meses em que ocorre o déficit hídrico - entre dezembro a março -, justamente no período de intensa produção agropecuária, contribuindo para que ela dobre ou até triplique, compensando os custos dos investimentos”, destaca Medeiros. À tarde, em São Pedro do Sul, a apresentação será às 14h, na Casa de Cultura. 

Gostou? Compartilhe