Durante a solenidade de abertura oficial da XVII Mostra Agropecuária de Paim Filho, no sábado (24), o presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor) e prefeito de São João da Urtiga, Ederildo Paparico Bachi (PDT), entregou ao governador Tarso Genro, o Plano Estratégico Regional. Na ocasião, o dirigente da entidade ressaltou que a vinda do governador evidencia a importância de que a mais jovem região a ser colonizada no Estado, tem o plano estratégico de desenvolvimento indicando que a região Nordeste aposte no fortalecimento e no surgimento de novas agroindústrias. Dentro deste contexto, Paparico explica que “a partir do consórcio intermunicipal, além da busca de recursos na esfera federal, a participação do Estado também será fundamental para viabilizar o Plano”, informando que o assunto será tratado com o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan.
Em seu pronunciamento, o governador do Rio Grande do Sul, enfatizou a importância da agricultura familiar. Ele disse que o ponto de partida para o desenvolvimento é a base produtiva já instalada aqui no Estado. “Dentre os vários setores da nossa atividade produtiva, que tem grande relevância para a coesão social do Estado para a geração de renda e trabalho, está a agricultura familiar como elemento essencial”, enfatizou Tarso Genro. O governador destacou, também, que as cooperativas “tem uma função extraordinária na vitalidade desse processo”.
O evento foi realizado no Parque de Exposições do município, e contou com a presença dos prefeitos e vereadores que integram a Associação; do deputado estadual, Altemir Tortelli; do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan; da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luis Fernando Mainardi; de empresários; de representantes de cooperativas; da Agência de Desenvolvimento Regional; da secretaria de Planejamento do Estado; da imprensa e demais entidades da região. A principal atividade econômica da XVII Mostra Agropecuária de Paim Filho, apresentada no período de 19 a 25 de setembro, é a bacia leiteira, além da indústria, comércio, produtos coloniais e artesanatos.