Para dar continuidade ao trabalho do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Vila Maria (Comdevima), no dia 5 de outubro aconteceu o quinto encontro do ano, no Centro Catequético. A reunião foi conduzida pelo presidente do Comdevima, Odolir Zanata, da comunidade de linha 18 Baixa. Estiveram presentes 37 pessoas, representando 21 comunidades rurais, cinco entidades e uma associação.
Entre os temas tratados destacam-se a situação atual e futura do município, comentada pelo vice-prefeito, Lauri De Carli, os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal da Agricultura, pelo secretário, Adroaldo Tomasi, avaliação do plano municipal de desenvolvimento rural 2010/2011 e ações a serem realizadas na campanha de combate aos mosquitos borrachudos 2011/2012, pelo engenheiro agrônomo da Emater-RS/Ascar Luís Otávio Rossi, plano de atividades nas áreas social, econômica e ambiental a serem realizadas no ano de 2012, pelo técnico agrícola Ivan Pasa e pela extensionista Guacira Duarte Rodrigues, ambos da Emater/RS-Ascar. Esse plano tem integração e apoio do Comdevima, prefeitura e suas secretarias, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Brasil, através do programa DRS, e demais entidades e profissionais ligados ao setor.
Na oportunidade o vice-prefeito fez a entrega de um auxílio financeiro para a comunidade Linha Auxiliadora, através do Conselheiro Alcione Soccol, para construção da churrasqueira e casa de carnes da comunidade. Os recursos integram o Programa Municipal de Infra-Estrutura para Sedes Comunitárias.
Foram dadas orientações de uso e entregue o produto BTI, destinado pela prefeitura a todas as comunidades rurais do município. Ele será utilizado em três aplicações quinzenais nas sangas e riachos, sendo a primeira no dia 10 de outubro, com a finalidade de diminuir a população do mosquito borrachudo.
Para o engenheiro agrônomo da Emater-RS/Ascar Luís Otávio Rosse Rodrigues, encontros como esse asseguram a continuidade dos trabalho. “Com a participação das comunidades rurais, entidades, associações e poder público, as ações tornam-se referência em desenvolvimento participativo e organização rural”, avaliou.
No dia 7 de dezembro de 2011 será realizado o último Encontro Anual dos Conselheiros.
Para dar continuidade ao trabalho do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Vila Maria (Comdevima), no dia 5 de outubro aconteceu o quinto encontro do ano, no Centro Catequético. A reunião foi conduzida pelo presidente do Comdevima, Odolir Zanata, da comunidade de linha 18 Baixa. Estiveram presentes 37 pessoas, representando 21 comunidades rurais, cinco entidades e uma associação.Entre os temas tratados destacam-se a situação atual e futura do município, comentada pelo vice-prefeito, Lauri De Carli, os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal da Agricultura, pelo secretário, Adroaldo Tomasi, avaliação do plano municipal de desenvolvimento rural 2010/2011 e ações a serem realizadas na campanha de combate aos mosquitos borrachudos 2011/2012, pelo engenheiro agrônomo da Emater-RS/Ascar Luís Otávio Rossi, plano de atividades nas áreas social, econômica e ambiental a serem realizadas no ano de 2012, pelo técnico agrícola Ivan Pasa e pela extensionista Guacira Duarte Rodrigues, ambos da Emater/RS-Ascar. Esse plano tem integração e apoio do Comdevima, prefeitura e suas secretarias, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Brasil, através do programa DRS, e demais entidades e profissionais ligados ao setor.Na oportunidade o vice-prefeito fez a entrega de um auxílio financeiro para a comunidade Linha Auxiliadora, através do Conselheiro Alcione Soccol, para construção da churrasqueira e casa de carnes da comunidade. Os recursos integram o Programa Municipal de Infra-Estrutura para Sedes Comunitárias.Foram dadas orientações de uso e entregue o produto BTI, destinado pela prefeitura a todas as comunidades rurais do município. Ele será utilizado em três aplicações quinzenais nas sangas e riachos, sendo a primeira no dia 10 de outubro, com a finalidade de diminuir a população do mosquito borrachudo.Para o engenheiro agrônomo da Emater-RS/Ascar Luís Otávio Rosse Rodrigues, encontros como esse asseguram a continuidade dos trabalho. “Com a participação das comunidades rurais, entidades, associações e poder público, as ações tornam-se referência em desenvolvimento participativo e organização rural”, avaliou.No dia 7 de dezembro de 2011 será realizado o último Encontro Anual dos Conselheiros.