Mulheres rurais participam de Conferência Temática

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nos dias 13 e 14 de outubro, no Hotel Beira Mar, em Tramandaí, acontece a Conferência Temática de Políticas para Mulheres Trabalhadores Rurais. Segundo os organizadores o objetivo é promover e aprofundar o debate sobre temas necessários à transformação da vida das mulheres do campo. O evento, que é organizado pela Emater/RS-Ascar e parcerias, contará com palestras e relatos de experiências para uma plateia de mais de 200 mulheres.
Conforme dados da PNAD-2010, no Brasil, a população feminina equivale a 47,4% das pessoas residentes no meio rural, ou seja, 14.133,191 mulheres. Do total da população rural do Rio Grande do Sul (1.593.638), elas correspondem a 47,6%, ou seja 759.365 mulheres, muitas delas sem acesso à cidadania, saúde, educação e sem reconhecimento da sua condição de agricultora familiar, trabalhadora rural, assentada da reforma agrária, quilombola, indígena e pescadora.
Ao final da Conferência será elaborada uma pauta unificada de propostas de políticas que contemplem a promoção da equidade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.
A Conferência Temática de Políticas para Mulheres Trabalhadoras Rurais faz parte da IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que discutirá temas como: análise da realidade da mulher gaúcha e avaliação, atualização e aprimoramento das ações e políticas do RS Mulher, contribuindo para o debate da III Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que tem como temas principais a Erradicação da Pobreza e a Autonomia das Mulheres.
Nos dias 13 e 14 de outubro, no Hotel Beira Mar, em Tramandaí, acontece a Conferência Temática de Políticas para Mulheres Trabalhadores Rurais. Segundo os organizadores o objetivo é promover e aprofundar o debate sobre temas necessários à transformação da vida das mulheres do campo. O evento, que é organizado pela Emater/RS-Ascar e parcerias, contará com palestras e relatos de experiências para uma plateia de mais de 200 mulheres.Conforme dados da PNAD-2010, no Brasil, a população feminina equivale a 47,4% das pessoas residentes no meio rural, ou seja, 14.133,191 mulheres. Do total da população rural do Rio Grande do Sul (1.593.638), elas correspondem a 47,6%, ou seja 759.365 mulheres, muitas delas sem acesso à cidadania, saúde, educação e sem reconhecimento da sua condição de agricultora familiar, trabalhadora rural, assentada da reforma agrária, quilombola, indígena e pescadora.Ao final da Conferência será elaborada uma pauta unificada de propostas de políticas que contemplem a promoção da equidade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.A Conferência Temática de Políticas para Mulheres Trabalhadoras Rurais faz parte da IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que discutirá temas como: análise da realidade da mulher gaúcha e avaliação, atualização e aprimoramento das ações e políticas do RS Mulher, contribuindo para o debate da III Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que tem como temas principais a Erradicação da Pobreza e a Autonomia das Mulheres.

Gostou? Compartilhe