No último sábado (15) foi realizada uma palestra voltada para a saúde da mulher no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira de Tapejara. A médica ginecologista e terapeuta sexual, Miriam Mânica Fontana conversou com as mulheres presentes e esclareceu dúvidas. A atividade fez parte da programação do Outubro Rosa e, logo após, foi realizado um chá beneficente promovido pelo programa AABB Comunidade.
A médica Mirian explicou que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres sendo o segundo mais frequente no mundo. Por ano, surgem 49 mil novos casos de câncer de mama, registrando 30 mortes por dia. O risco maior de desenvolver a doença é entre mulheres de 50 a 69 anos, porém, 95% dos casos são curáveis, se for tratado em sua fase inicial, o que significa, ser muito importante o diagnóstico precoce. Mirian lembrou que para a prevenção é necessário a realização de três ações: auto-exame, exame clínico de mamas e a mamografia.
De acordo com a médica, o diagnóstico da doença afeta drasticamente a qualidade de vida da mulher e o seu modelo de mundo ideal. Para ela, a mulher continua sendo a mesma, porém uma nova criatura ao enxergar o mundo de modo diferente e, por isso, tem que entender que apesar da necessidade de um tempo para assimilar o problema, é importante que tanto a paciente quanto os familiares e amigos entendam que é uma situação temporária e que irá passar, que a vida continua. “Eu queria dizer para vocês a seguinte frase: ‘A vida não tem replay. Desacelere!’ Nós temos que simplificar a nossa vida”, destacou.
Programação
Na próxima segunda-feira, dia 24, será realizada mais uma palestra dentro da programação do Outubro Rosa. Será com o médico e mastologista, Diógenes Basegio, sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, às 20h no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira.