Safra trigo deverá ser superior ao ano passado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A colheita do trigo começou agora no Rio Grande do Sul, último estado a colher no país. O levantamento da Conab indica que a produção nacional está prevista em 5.129,9 mil toneladas, 12,8% menor do que foi colhido na safra anterior, um número que ainda pode variar conforme as condições climáticas até o final da colheita, que se encerra em novembro.
No estado, a incidência de manchas foliares e viroses durante o desenvolvimento das plantas não deverá comprometer o resultado final das lavouras. A Emater/RS acredita que o rendimento será superior a estimativa inicial de 40 sc/ha. Na área da cooperativa Cotrijal, o cultivo do trigo foi reduzido em 10% em relação ao ano anterior, mas a previsão de clima favorável na colheita deverá resultar em 50 sc/ha, com qualidade de trigo pão. Na produção de sementes em Santo Augusto, a ASP Sementes espera colher 70 sc/ha até o final deste mês. “Diante da perspectiva de uma boa safra gaúcha, o setor produtivo começa agora a discutir como garantir a liquidez deste trigo que pode ultrapassar os 2 milhões de toneladas, com uma excelente qualidade”, argumenta o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto.
A colheita do trigo começou agora no Rio Grande do Sul, último estado a colher no país. O levantamento da Conab indica que a produção nacional está prevista em 5.129,9 mil toneladas, 12,8% menor do que foi colhido na safra anterior, um número que ainda pode variar conforme as condições climáticas até o final da colheita, que se encerra em novembro.No estado, a incidência de manchas foliares e viroses durante o desenvolvimento das plantas não deverá comprometer o resultado final das lavouras. A Emater/RS acredita que o rendimento será superior a estimativa inicial de 40 sc/ha. Na área da cooperativa Cotrijal, o cultivo do trigo foi reduzido em 10% em relação ao ano anterior, mas a previsão de clima favorável na colheita deverá resultar em 50 sc/ha, com qualidade de trigo pão. Na produção de sementes em Santo Augusto, a ASP Sementes espera colher 70 sc/ha até o final deste mês. “Diante da perspectiva de uma boa safra gaúcha, o setor produtivo começa agora a discutir como garantir a liquidez deste trigo que pode ultrapassar os 2 milhões de toneladas, com uma excelente qualidade”, argumenta o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto.

Gostou? Compartilhe