Projeto Oficina de Rádio em Casca

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Trabalhar informação exige habilidade, em especial quando se trata de rádio, em que a população quer ser bem informada rapidamente após o acontecimentos dos fatos. Em diversos municípios, principalmente de pequeno porte, várias rádios estão sendo inauguradas, tanto comunitárias quanto comerciais. Para que se atenda à necessidade de informação para os cidadãos, é necessário que haja comunicadores qualificados trabalhando nesta rádio e criando a cultura da informação. É com esse objetivo que em Casca, funciona a oficina de rádio, através do projeto Jovens Comunicadores que tem o patrocínio da Prefeitura Municipal.

São 15 alunos de 12 a 17 anos de idade que têm aula duas vezes por semana em uma sala da Casa da Cultura do município. As aulas são realizadas pelos orientadores Rudinei Machado de Souza, acadêmico de Comunicação Social e Evandro Bonamigo, acadêmico de Artes Cênicas, ambos da UPF e radialistas formados pelo Curso Profissionalizante do Senac.

A oficina ainda está em sua primeira turma e as aulas iniciaram em julho deste ano. No primeiro momento foram realizadas aulas teóricas, mas logo os alunos partiram para a prática. Com orientação e supervisão, eles já realizam cobertura de eventos, programas e campanhas de inclusão social. O material produzido pelos alunos é veiculado pela rádio comunitária Casca FM e também está disponível no site www.oficinaderadio.com.

Rudinei conta que a ideia de realizar a oficina surgiu no final do ano passado, quando foi realizado um trabalho de final de ano junto às escolas do município, pela rádio. “Foi feita uma seleção de alunos para acompanhar e participar da programação da Rádio por um dia. Notamos que houve um grande interesse, não só por parte dos selecionados, mas também de outros alunos”. A ideia foi sendo aprimorada e então surgiu a oficina, que veio de encontro à necessidade dos jovens em trabalhar a cultura da informação qualificando-os para isso. A Prefeitura acreditou no projeto e além de patrocinadora é incentivadora. Também são apoiadores CGM Corretora Mezzomo, CFC Zandoná, Newtec Informática, ACIC e Rádio Casca FM.

O projeto já está ganhando visão internacional. Rudinei e Evandro o inscreveram no Concurso Inovação Global Mídia Cidadã, realizado pelo Google em parceria com a Ashoka, onde participam trabalhos do mundo todo. No Brasil, estão inscritos 24 projetos, mas o Jovens Comunicadores é o único inscrito do Rio Grande do Sul. Além da seleção de projetos pelos jurados, também serão selecionados 4 pela comunidade, através de votação. O processo de votação inicia dia 09 e vai até o dia 22 de novembro e pode ser feito através do site www.changemakers.com/midiacidada. Neste endereço também é possível conhecer todos os projetos inscritos. É importante que a população se mobilize para votar, dada a importância do prêmio, inclusive para divulgação e ampliação do projeto e também do município, a nível internacional.

 Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Gostou? Compartilhe