Casca é o maior e melhor produtor de leite do Estado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

   Conforme dados divulgados pelo IBGE em 26 de outubro, Casca é o município que mais produz leite do Rio Grande do Sul, com uma produção de 58.563.000 litros no ano de 2010, o que equivale a 160.446,5 litros ao dia. Ainda segundo o IBGE, Casca possui 11.483 vacas em ordenha. Por ano, cada vaca produz 5.100 litros de leite.

   Desde o ano de 2004 Casca está entre os três maiores produtores de leite do Estado. De 2004 a 2009 o município ocupava o terceiro lugar, ficando atrás de Marau e Santo Cristo. Com um crescimento na produção de 26,62% de 2009 para 2010, Casca passou a ser o maior produtor de leite, seguido por Marau, que produziu 57.293.000 litros em 2010 e Santo Cristo que produziu 51.699.000 litros.

   Do ano de 2004 até 2010 Casca cresceu 234% na produção. O técnico em agropecuária e chefe do escritório municipal da Emater de Casca, Justino Alberti, atribui esse crescimento na produtividade a um conjunto de fatores – melhoramento genético, alimentação e investimento por parte dos produtores de leite. “Na década de 80 se iniciou um trabalho para que os agricultores vissem a atividade leiteira como um negócio lucrativo. Na década de 90, com a crise da suinocultura, os produtores passaram a investir no leite, com o melhoramento genético através da inseminação e também a introdução de pastagens, com o incentivo de diversas entidades, como a Prefeitura Municipal, Emater, cooperativas e empresas ligadas à cadeia produtiva do leite. O grande salto foi em 2005, quando os produtores passaram a utilizar a produção de leite a pasto, que aumenta a produtividade e diminui o custo. Desde então a bovinocultura de leite passou a ser a principal atividade econômica de muitas famílias do município” explica Justino.

   Além de ser o maior produtor de leite, Casca ainda leva o título de maior produtividade, ou seja, número de litros produzidos por vaca ordenhada. Cada vaca produz em média de 16,9 litros de leite ao dia. Segundo o Prefeito Municipal, Alan Martins das Chagas, o município atingiu essa marca graças à visão empreendedora dos produtores rurais e ao suporte técnico dado por entidades como a Prefeitura. “No interior do município temos verdadeiras empresas no setor de bovinocultura de leite. A agricultura familiar teve um desenvolvimento muito grande. A Prefeitura Municipal tem feito a sua parte para dar um suporte aos produtores através de investimentos em botijões e doses de sêmen importado, serviço veterinário e também com a Patrulha Agrícola, que procura manter em dia as estradas e entradas de propriedades. Essa conquista é de toda a população, mas em especial do agricultor familiar. Estamos muito satisfeitos em poder divulgar o nosso município como o maior produtor de leite do Estado” finaliza o Prefeito.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Gostou? Compartilhe