As atividades do décimo ano do Projeto Escola no Campo foram finalizadas nesta semana no parque da Expodireto Cotrijal. O evento reuniu os alunos vencedores no concurso que escolheu melhor frase e melhor desenho elaborados por eles conforme os temas trabalhados pelo projeto. A décima edição contou com a participação de 1.700 alunos de 13 municípios da área de ação da cooperativa, com o envolvimento de 60 escolas e de toda a comunidade escolar.
O Projeto Escola no Campo é realizado pela Cotrijal em parceria com a Syngenta, secretarias de Educação e Fundação Abrinq com o objetivo de educar os alunos para o uso correto e seguro dos agrotóxicos, visando a saúde dos seus usuários e a proteção do meio ambiente, e a cada ano firma-se como uma das ações prioritárias da cooperativa na área ambiental. A intenção é que educando as crianças se chegue aos adultos, que manuseiam os agrotóxicos.
Para o presidente da Cotrijal Nei César Mânica, desenvolver questões voltadas para o meio ambiente em sala de aula é uma forma rápida de levar o conhecimento a todos os membros da família. "Há dez anos este projeto está sendo desenvolvido na área de ação da cooperativa e acredito que muitos produtores mudaram suas práticas percebendo a importância do que está sendo trabalhando em sala de aula por seus filhos", disse Mânica.
Débora Bauels Adames estuda na 5ª série da Escola São Paulo, de Santo Antônio do Planalto. Ela foi uma das ganhadoras do concurso de frases e desenhos. "Trabalhar com a cartilha do Escola no Campo, em sala de aula, foi muito legal. Aprendemos muito sobre como cuidar do nosso meio ambiente", avaliou a estudante de 11 anos. O projeto já atendeu cerca de 17 mil crianças desde que foi criado.