Alunos com deficiência visual da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola serão os grandes autores de uma exposição em Tapejara. A mostra iniciou nesta quarta-feira, dia 7, e vai até dia 14 de dezembro, na Biblioteca Pública Municipal, e integra a comemoração do dia do deficiente visual, celebrado dia 13 de dezembro. Os alunos que fazem parte da educação inclusiva da escola e que além de freqüentarem a sala de aula regular ainda freqüentam a sala de recursos estarão expondo os trabalhos confeccionados nesta última.
As atividades desenvolvidas na sala de recursos dão ênfase à área pedagógica, onde aprendem o código braile e todos os recursos específicos para deficiência visual (reglete, punção e sorobã). Também recebem orientação e mobilidade pela qual os alunos aprendem a locomover-se com autonomia, com técnicas do uso da bengala. São norteados para as atividades da vida diária, aprendem a organizar seus pertences, gavetas, armários, amarrar cadarços, enfim todas as tarefas que uma pessoa que enxerga faz em sua casa e que o deficiente visual poderá fazê-lo, porém com algumas adaptações.
As professoras da sala de recursos Luciani e Valéria e demais professores da Escola Leonel parabenizam seus alunos pela passagem do dia do deficiente visual. Lembrando sempre que: "É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos" (Antoine de Saint Exupéry).
Entendendo a deficiência visual
De acordo com a coordenação pedagógica da escola, durante muito tempo, a cegueira era algo difícil de compreensão. As pessoas cegas eram consideradas incapazes e dependentes, porém, essa definição vem mudando nos dias atuais. O mundo da pessoa cega é desprovido de luz e de cor, enfim é um mundo no qual as informações transmitidas pelos outros sentidos tem importância essencial. Assim, as sensações auditivas, olfativas, térmicas, passam a ocupar uma importante função, em lugar de um mundo de luzes, cores e perspectivas, existe um mundo de pistas para que a pessoa cega possa identificar os diferentes significados que lhe chega a todo o momento. Nos tempos atuais, a inclusão dos alunos cegos e as atividades realizadas com os mesmos faz com que eles possam participar ativamente na escola e na sociedade de modo geral.
Alunos com deficiência visual expõem trabalhos
· 1 min de leitura