Trilhas são caminhadas em uma área pré-determinada onde se tem a oportunidade de aprender interagindo no ambiente. A professora Cherlei Marcia Coan da Faculdade Ideau realizou uma trilha guiada de interpretação da natureza, no Parque Municipal das Águas em Getúlio Vargas/RS, com acadêmicas do curso de Pedagogia do quarto semestre na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências. O trabalho teve por objetivos incentivar as alunas a conhecerem um ambiente natural – os elementos da fauna, flora e geografia locais, bem como desenvolver o espírito de equipe, promover mudanças de comportamento e aprender conteúdos ambientais de forma vivenciada.
No decorrer da trilha foram feitas observações e aplicação de conhecimentos de Ecologia, Zoologia, Botânica e Geografia. O Parque abriga espécies ameaçadas de extinção como o pinheiro brasileiro, além de bromélias, orquídeas, samambaias e cactos que vivem nas copas e ramos das árvores maiores. Essas plantas não são parasitas, apenas se hospedam e usam os ramos como suporte e são conhecidas como epífitas. Elas procuram os lugares mais altos em busca do sol e dependem da água da chuva e da umidade do ar para sobreviverem como nos conta a professora Cherlei. O grupo de alunas pode identificar uma espécie de líquen que atua como bioindicador da qualidade ambiental.
A professora que conduziu a trilha recomendou a equipe algumas atitudes que fazem bem à natureza: não coletar frutos, flores, sementes ou mudas; não alimentar nem molestar animais, levar para local adequado o lixo produzido na trilha, não danificar elementos naturais. No final do trabalho, os participantes adquirem um conjunto de informações práticas fundamentais para a compreensão dos principais mecanismos que determinam o funcionamento da natureza e a interação do homem no ambiente. Segundo relatos das alunas, o trabalho superou as expectativas, com atividades dinâmicas, alegres, proveitosas e bastante participativas.
Faculdade realiza Trilha no Parque Municipal das Águas
· 1 min de leitura