UPF é instituição gestora de dois novos polos de inovação tecnológica

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Integrada ao desenvolvimento regional, a Universidade de Passo Fundo (UPF), a partir de agora, é a instituição gestora do Polo de Inovação Tecnológica do Rio da Várzea e do Polo de Inovação Tecnológica do Alto da Serra do Botucaraí. As Cartas de Anuência que formalizam a implantação dos dois novos polos foram assinadas recentemente pelo presidente da Fundação UPF Celso Carlos Gomes Gonçalves e pelo reitor da UPF José Carlos Carles de Souza.

Os dois novos polos de inovação tecnológica estão ligados ao Programa de Apoio aos Polos de Inovação Tecnológica da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS, que tem como objetivo promover o desenvolvimento regional, estimulando a integração entre Universidades e centros de pesquisa com o setor produtivo. Os polos de desenvolvimento estão ligados aos Coredes.

Polo de Inovação Tecnológica do Corede Rio da Várzea
A sede do Corede Rio da Várzea (RV) está localizada em Palmeira das Missões e compreende 20 municípios com economia voltada à agricultura: Barra Funda, Boa Vista das Missões, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Engenho Velho, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi e Três Palmeiras. A população abrangida é de 130.548 habitantes.

Em documento encaminhado à UPF, o presidente do Corede RV Paulo Roberto Fernandes destaca que o planejamento estratégico regional do referido conselho mostrou a necessidade de investimentos, que atendam vários municípios e potencializem o seu crescimento. De acordo com ele, esse é o fato motivador de criar o polo, fomentando iniciativas de capacitação tecnológica e qualificação produtiva nas áreas da indústria têxtil, preservação ambiental, agricultura e agropecuária, alimentos, saúde e tecnologia da informação.

Polo de Inovação Tecnológica do Alto da Serra do Botucaraí
Soledade é a sede do Corede Alto da Serra do Botucaraí, que representa 16 municípios: Alto Alegre, Barros Cassal, Gramado Xavier, Espumoso, Ibirapuitã, Itapuca, Lagoão, Campos Borges, Fontoura Xavier, Mormaço, Nicolau Vergueiro, Jacuizinho, São José do Herval, Soledade, Tio Hugo e Victor Graeff, compreendendo cerca de 150 mil pessoas. A economia é baseada no agronegócio, beneficiamento, comercialização e extração de pedras, gemas e joias.

O coordenador do Corede é o diretor da UPF Soledade, professor Idioney Oliveira Vieira e, conforme ele, criação do polo tem a intenção de qualificar e melhorar a economia, com atuação prioritária nas áreas de alimentos, agricultura, pedras, gemas e joias e turismo. Vieira lembra que, embora o polo esteja sendo instituído agora, desde 2006 a UPF em parceria com o município de Soledade e o Sindipedras possuem o Centro Tecnológico de Pedras Gemas e Joias, que será uma área abrigada pelo polo.

Gostou? Compartilhe