Tapejara, no norte gaúcho, foi alvo de vândalos na madrugada desta quarta-feira, dia 28. Toda a decoração natalina foi destruída: árvores foram derrubadas e queimadas e velas foram arrancadas. Tanto a avenida principal quanto a Praça Lucélia Poletto e a Igreja foram alvos dos vândalos. Somente a decoração da Praça Central do município foi poupada, já que existe guarda no local. O prefeito em exercício, Vilmar Merotto, lamentou a situação e disse não entender o motivo que ocasionou a destruição. “A nossa comunidade não tem esta tradição, mas sim de ser um povo acolhedor, de pessoas empreendedoras. É lamentável que alguém planeje uma atitude dessas, porque isso não foi ato isolado, foi planejado”, ressaltou. Ele lembrou que toda a comunidade sai perdendo com esta situação.
A presidente da Acisat, Roselaine Girardi Roman, que também auxiliou na promoção do natal, ressaltou que isso foi uma agressão à comunidade, que participou na produção dos enfeites, os quais eram feitos de produtos recicláveis, e que participaram durante todos os dias da programação de natal. “A cidade estava tão bonita. Foram meses de trabalho. É uma pena”, ressaltou. Merotto avisou que todos os enfeites estragados serão retirados já que com a destruição, toda a parte elétrica ficou exposta, e pode ocasionar acidentes.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil e será investigado. Quem souber de informações sobre os responsáveis pelo vandalismo pode entrar em contato com a polícia ou com a Prefeitura Municipal.