O IBGE começa na próxima segunda-feira a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Essa pesquisa tem como objetivo produzir informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, bem como permitir a investigação contínua dos indicadores de trabalho e rendimento. Ela será realizada através de uma amostra de domicílios, de forma a garantir a representatividade dos resultados para os níveis geográficos em que a pesquisa é produzida.
Serão realizadas pesquisas em 3.328 municípios em todo o país. No Rio Grande do Sul, serão 211 municípios e na área de abrangência da agência do IBGE em Passo Fundo, serão dez municípios com, aproximadamente, 550 entrevistas. Os municípios da área de Passo Fundo: Casca, Ciríaco, David Canabarro, Fontoura Xavier, Marau, Passo Fundo, Sertão, Soledade, Victor Graeff e Vila Maria.
Atualmente, o IBGE produz informações mensais sobre a força de trabalho, através da Pesquisa Mensal de Empregos – PME. No entanto, esta pesquisa investiga apenas seis regiões metropolitanas brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre. A PNAD, que disponibiliza informações em nível nacional sobre este tema, é realizada anualmente, não possuindo caráter de acompanhamento de curto prazo ou conjuntural.
É constante a demanda de órgãos governamentais e pesquisadores brasileiros, além de organismos internacionais, por indicadores conjunturais referentes à força de trabalho, em nível nacional e das unidades da Federação. O interesse é verificado pela evidência do desenvolvimento socioeconômico diferenciado observado nas áreas metropolitanas, nas localidades urbanas não metropolitanas e nas áreas rurais brasileiras.
Visando produzir as referidas estatísticas, o IBGE está implementando a PNAD Contínua, em substituição à PME e a PNAD, mas atendendo aos principais objetivos destas duas pesquisas: produzir informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, bem como permitir o acompanhamento contínuo dos indicadores de trabalho e rendimento.
IBGE começa a pesquisa domiciliar
· 1 min de leitura